Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1240
Título: Ler, escrever e dialogar: o jornal escolar como aliado da educação
Título(s) alternativo(s): Reading, writing and dialog: the school newspaper as an ally of education
Autor(es): Silva, Aline Ferreira da
Santos, Victória Rocha
Mesquita, Francyelle Menezes
Palavras-chave: Educação; Comunicação; Leitura; Escrita; Jornal; Instituto Federal de Sergipe; Education; Communication; Writing; Reading; Newspaper
Data do documento: 2019
Editor: Instituto Federal de Sergipe - IFS
Citação: SILVA, Aline Ferreira da, SANTOS, Victória Rocha, MESQUITA, Francyelle Menezes. Ler, escrever e dialogar: o jornal escolar como aliado da educação. Revista Expressão Científica, Aracaju , v. 4, n. 3, Ed. Especial SNCT, p. 61-69, 2019.
Resumo: O presente artigo dispõe sobre algumas reflexões a respeito do projeto de extensão intitulado Jornal “Escola sem Patifes”, implantado nos anos 2018-2019 no Instituto Federal de Sergipe, Campus Itabaiana. Diante disso, analisamos o período de um ano de implementação do projeto, de forma que destacaremos a proposta, os seus objetivos, a sua metodologia de implementação e os seus resultados. O texto está dividido em três momentos, a saber: (1) Por que “Escola sem Patifes”, no qual descrevemos a nomenclatura do jornal e a sua relação com o projeto de lei “Escola sem Partido”; (2) O jornal e o trabalho jornalístico, parte na qual discutimos a proposta metodológica do projeto; e por fim, (3) Resultados e desafios, destacando a composição das três edições do jornal e os desafios práticos e subjetivos encontrados ao logo da implementação do projeto.
Resumo (segunda língua): This article deals with some reflections on the extension project entitled “Escola sem Patifes” newspaper, implemented in the years 2018-2019 at the Federal Institute of Sergipe, Campus Itabaiana. That said, we analyzed the period of one year of implementation of the project, so that we will highlight the proposal, its objectives, its methodology implementation and its results. The text is divided into three moments, namely: (1) By that “Escola sem Patifes”, in which we describe the nomenclature of the newspaper and its relationship with the bill “School without a Party”; (2) The newspaper and journalistic work, part of which we discussed the project's methodological proposal; and finally, (3) Results and challenges, highlighting the composition of the three editions of the newspaper and the practical and subjective found during the implementation from the project
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1240
ISSN: 2447-9209
Aparece nas coleções:SNCT 2019 - Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ler escrever e dialogar - o jornal escolar como aliado da educacao.pdf254,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.