Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1241
Título: | Estudo da condição de saúde mental do estudante do IFS |
Título(s) alternativo(s): | Study of the mental health condition of the IFS student |
Autor(es): | Gomes, Christianne Rocha Alves, Manuela Vilanova Barbosa Siqueira, Thiago Santos Formiga, Giceli Carvalho Batista Barbosa, Ana Cecília Campos |
Palavras-chave: | Psicologia; Educação; Saúde mental; Instituição pública; Psychology; Mental health; Education; Public institution |
Data do documento: | 2019 |
Editor: | Instituto Federal de Sergipe - IFS |
Citação: | GOMES, Christianne Rocha et al. Estudo da condição de saúde mental do estudante do IFS. Revista Expressão Científica, Aracaju , v. 4, n. 3, Ed. Especial SNCT, p. 48-52, 2019. |
Resumo: | Diante da vulnerabilidade da população estudantil, torna-se salutar discutir a saúde mental de estudantes e desenvolver programas de prevenção e intervenção. Assim, objetivamos com a presente pesquisa investigar a condição de saúde mental dos estudantes do Instituto Federal de Sergipe (IFS), elencando as queixas de sofrimento psíquico dos alunos e mapeando os fatores institucionais e educacionais que influenciam no bem-estar psicológico deles. Realizamos a coleta de dados com os estudantes da modalidade de ensino integrado que estavam regularmente matriculados, sendo que, nos campi em que não havia essa modalidade, coletamos com os estudantes do subsequente. Utilizamos uma metodologia quantitativa, disponibilizando questionários numa versão on-line e aplicando através da plataforma do Google Forms. A partir da pesquisa, foi possível mapear e elencar as demandas de saúde mental de estudantes da educação profissional e tecnológica, especificamente do Instituto Federal de Sergipe, permitindo, assim, constatar questões já identificadas pelos profissionais da psicologia nos acompanhamentos dos estudantes, como também, identificar novas demandas. Diante disso, vê-se como necessário pensar estratégias para novas intervenções em busca da prevenção e promoção relativas a saúde mental dos estudantes do IFS, ressaltando que é deveras importante a representação estudantil neste processo de construção. |
Resumo (segunda língua): | In view of the vulnerability of the student population, it is salutary to discuss the mental health of students and to develop prevention and intervention programs. Thus, the objective of this research is to investigate the mental health condition of students at the Federal Institute of Sergipe (IFS), listing the complaints of students' psychological distress and mapping the institutional and educational factors that influence their psychological well-being. We conducted data collection with students from the integrated teaching modality who were regularly enrolled, and, on campuses where there was no such modality, we collected it with students from the subsequent one. We use a quantitative methodology, providing questionnaires in an online version and applying through the Google Forms platform. From the research, it was possible to map and list the mental health demands of students of professional and technological education, specifically from the Federal Institute of Sergipe, thus allowing to verify issues already identified by professionals in psychology in the monitoring of students, as well as, identify new demands. Therefore, it is seen as necessary to think about strategies for new interventions in search of prevention and promotion related to the mental health of IFS students, emphasizing that student representation in this construction process is very important. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1241 |
ISSN: | 2447-9209 |
Aparece nas coleções: | SNCT 2019 - Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Estudo da condicao de saude mental do estudante do ifs.pdf | 216,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.