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Título: Cálculo diferencial e integral: obstáculos e dificuldades didáticas de aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Differential and integral calculus: obstacles and didactic learning difficulties
Autor(es): Silva, Abel Patrik Cantor da
Nascimento, Erinaldo Ferreira do
Vieira, André Ricardo Lucas
Palavras-chave: Educação; Matemática; Cálculo; Ensino-aprendizagem; Ensino superior; Education; Calculation; University education; Teaching-learning; Mathematics
Data do documento: 2017
Editor: Instituto Federal de Sergipe - IFS
Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (GEPEM)
Citação: SILVA, Abel Patrik Cantor da, NASCIMENTO, Erinaldo Ferreira do, VIEIRA, André Ricardo Lucas. Cálculo diferencial e integral: obstáculos e dificuldades didáticas de aprendizagem. Caminhos da Educação Matemática em Revista online, Aracaju, v. 7, n. 2, p. 04-19, 2017
Resumo: O presente artigo é um estudo de caso com acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no município de Senhor do Bonfim/BA e tem por objetivo apontar as dificuldades de aprendizagem na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. A pesquisa mapeia as dificuldades e fornece subsídios para encontrarmos as soluções que visam melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Os participantes da pesquisa são oito estudantes, todos do oitavo semestre. Como metodologia, a abordagem utilizada foi a qualitativa, e o instrumento para reunir os dados foi um questionário com nove questões. Como resultado, as principais dificuldades encontradas pelos estudantes foram: metodologia do professor, falta de base para os conteúdos e de aplicação do cálculo no dia-a-dia e a relação professor-aluno.
Resumo (segunda língua): This article is a case study with academics of the Mathematics Degree course of the State University of Bahia (UNEB) in the municipality of Senhor do Bonfim / BA and aims to point out the learning difficulties in the discipline of Differential Calculus and Integral. The research maps the difficulties and provides subsidies to find solutions that aim to improve the teaching-learning process. The research participants are eight students, all from the eighth semester. As a methodology, the approach used was qualitative, and the instrument for collecting the data was a questionnaire with nine questions. As a result, the main difficulties encountered by the students were: teacher's methodology, lack of basis for the contents and application of the calculation in the day-to-day and the teacher-student relationship.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1243
ISSN: 2358-4750
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Matemática

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