Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1244
Título: | Relacionando situações de fracasso escolar em matemática com aprendizagem do tipo queijo suíço |
Título(s) alternativo(s): | Relating school failure situations in mathematics to Swiss cheese learning |
Autor(es): | Silva, Cristiano Marinho da Silva, Veleida Anahi da Barros, José da Silva Souza, Rita de Cácia Santos |
Palavras-chave: | Educação; Matemática; Formação do professor; Ensino-aprendizagem; Ensino superior; Education; Teacher training; Mathematics; University education; Teaching-learning |
Data do documento: | 2017 |
Editor: | Instituto Federal de Sergipe - IFS Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (GEPEM) |
Citação: | SILVA, Cristiano Marinho da et al. Relacionando situações de fracasso escolar em matemática com aprendizagem do tipo queijo suíço. Caminhos da Educação Matemática em Revista online, Aracaju, v. 7, n. 2, p. 33-40, 2017. |
Resumo: | A ideia principal deste estudo é relacionar as situações de fracasso escolar em matemática à aprendizagem do tipo queijo suíço. O objetivo do trabalho é mostrar que muitas das situações de fracasso escolar em matemática são provenientes de uma aprendizagem cheia de lacunas. Para tanto, a discussão se baseia em ideias de Charlot (2000) que trata de situações de fracasso escolar em termos de relações com o saber; Ausubel (1968) e Moreira (2001) com elementos sobre a Aprendizagem Significativa; e Khan (2002) que em seu livro “Um mundo, uma escola: a educação reinventada” critica o modelo de educação que promove uma “aprendizagem do tipo queijo suíço”. O esforço acadêmico consistiu em buscar elementos nos textos e ideias que corroboraram entre si, para então concluir-se que o ensino de matemática na prática docente deve estar pautado no domínio de habilidades em detrimento do cumprimento de grades curriculares em função do tempo. |
Resumo (segunda língua): | The main idea of this study is to relate the situations of school failure in mathematics to Swiss cheese learning. The objective of this work is to show that many of the situations of school failure in mathematics come from learning full of gaps. For this, the discussion is based on ideas of Charlot (2000) that deals with situations of school failure in terms of relations with knowledge; Ausubel (1968) and Moreira (2001) with elements on Significant Learning; and Khan (2002), who in his book "One World, One School: Reinventing Education" criticizes the model of education that promotes "Swiss-type learning". The academic effort consisted in searching for elements in the texts and ideas that corroborated each other, to conclude that the teaching of mathematics in the teaching practice should be based on the mastery of skills to the detriment of the fulfillment of curricular curricula due to the time. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1244 |
ISSN: | 2358-4750 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relacionando situações de fracasso escolar.pdf | 154,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.