Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1274
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.date.accessioned | 2020-07-17T17:35:11Z | - |
dc.date.available | 2020-07-17T17:35:11Z | - |
dc.date.issued | 2017-06 | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, Maria José de, TAPAJÓS, Sidney Rodrigues, MENEZES, Diana Amado. Inovação social e educação técnica e tecnológica inclusiva: realidades e desafios do Instituto Federal em Itabaiana/SE. Revista Ciência de la Documentación, Chile, n. especial, p. 111-124, abr./Jun., 2017 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0719-5753 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1274 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo resulta de ações que estão sendo desenvolvidas na Região Nordeste do Brasil (Estado Sergipe, município de Itabaiana, bairro São Cristóvão), tendo como agente o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), Campus Itabaiana. As ações tiveram como objetivo a implantação de um Laboratório Acadêmico-profissional de Artes e Tecnologias para o Trabalho (LAPATTra). O estudo se configura como exploratório, com dados primários, coletados pela metodologia do DRP (Diagnóstico Rápido Participativo), que envolveu a participação de alunos dos níveis médio, tecnológico, superior, estudantes do Instituto Federal. Os resultados apontam um diagnóstico social da comunidade refém dos graves problemas cotidianos, como violência, drogadição, pobreza extrema, baixo índice de educação básica, entre outros. Dessa forma, observa-se que o IFS poderá contribuir de forma incisiva e diferenciada com ações de educação inclusiva que possibilitem empoderar a comunidade, gerando assim inovação social. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Revista Ciência de la Documentación | spa |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editorial Cuadernos de Sofía | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Griselda Álvarez A. C. de Colima | spa |
dc.subject | Educação - Sergipe | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino técnico | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Instituição pública | pt_BR |
dc.subject | Instituto Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Technical education | en |
dc.subject | Social inclusion | en |
dc.subject | Inclusive education | en |
dc.subject | Technology | pt_BR |
dc.subject | Public institution | en |
dc.title | Inovação social e educação técnica e tecnológica inclusiva: realidades e desafios do Instituto Federal em Itabaiana/SE | pt_BR |
dc.title.alternative | Social innovation and inclusive technical and technological education: realities and challenges of the Federal Institute in Itabaiana / SE | en |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.author | Castro, Maria José de | - |
dc.contributor.author | Tapajós, Sidney Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Menezes, Diana Amado | - |
dc.description.abstract2 | This study is the result of actions being developed in the Northeast of Brazil(Sergipe State, municipality of Itabaiana, São Cristóvão), having as agent the Federal Institute of Education, Science and Technology Sergipe (IFS), Campus Itabaiana. The actions were aimed at the implementation of an Academic-professional Laboratory of Arts and Technologies for Work (LAPATTra). The study is configured as exploratory, with primary data collected by the DRP methodology (Participatory Rapid Assessment), which involved the participation of students of average levels, technological, top students of the Federal Institute. The results show a social diagnosis of hostage community of serious everyday problems, such as violence, drug addiction, extreme poverty, low basic education index, among others. Thus it is observed that the IFS may contribute incisively and differentiated way with inclusive education initiatives that enable empower the community generating social innovation | en |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Agronegócio |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Inovacao social e educacao tecnica e tecnologica inclusiva.pdf | 1,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador