Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1274
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2020-07-17T17:35:11Z-
dc.date.available2020-07-17T17:35:11Z-
dc.date.issued2017-06-
dc.identifier.citationCASTRO, Maria José de, TAPAJÓS, Sidney Rodrigues, MENEZES, Diana Amado. Inovação social e educação técnica e tecnológica inclusiva: realidades e desafios do Instituto Federal em Itabaiana/SE. Revista Ciência de la Documentación, Chile, n. especial, p. 111-124, abr./Jun., 2017pt_BR
dc.identifier.issn0719-5753-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1274-
dc.description.abstractO presente estudo resulta de ações que estão sendo desenvolvidas na Região Nordeste do Brasil (Estado Sergipe, município de Itabaiana, bairro São Cristóvão), tendo como agente o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), Campus Itabaiana. As ações tiveram como objetivo a implantação de um Laboratório Acadêmico-profissional de Artes e Tecnologias para o Trabalho (LAPATTra). O estudo se configura como exploratório, com dados primários, coletados pela metodologia do DRP (Diagnóstico Rápido Participativo), que envolveu a participação de alunos dos níveis médio, tecnológico, superior, estudantes do Instituto Federal. Os resultados apontam um diagnóstico social da comunidade refém dos graves problemas cotidianos, como violência, drogadição, pobreza extrema, baixo índice de educação básica, entre outros. Dessa forma, observa-se que o IFS poderá contribuir de forma incisiva e diferenciada com ações de educação inclusiva que possibilitem empoderar a comunidade, gerando assim inovação social.pt_BR
dc.description.sponsorshipRevista Ciência de la Documentaciónspa
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditorial Cuadernos de Sofíapt_BR
dc.publisherInstituto Griselda Álvarez A. C. de Colimaspa
dc.subjectEducação - Sergipept_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInstituição públicapt_BR
dc.subjectInstituto Federal de Sergipept_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectTechnical educationen
dc.subjectSocial inclusionen
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectPublic institutionen
dc.titleInovação social e educação técnica e tecnológica inclusiva: realidades e desafios do Instituto Federal em Itabaiana/SEpt_BR
dc.title.alternativeSocial innovation and inclusive technical and technological education: realities and challenges of the Federal Institute in Itabaiana / SEen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorCastro, Maria José de-
dc.contributor.authorTapajós, Sidney Rodrigues-
dc.contributor.authorMenezes, Diana Amado-
dc.description.abstract2This study is the result of actions being developed in the Northeast of Brazil(Sergipe State, municipality of Itabaiana, São Cristóvão), having as agent the Federal Institute of Education, Science and Technology Sergipe (IFS), Campus Itabaiana. The actions were aimed at the implementation of an Academic-professional Laboratory of Arts and Technologies for Work (LAPATTra). The study is configured as exploratory, with primary data collected by the DRP methodology (Participatory Rapid Assessment), which involved the participation of students of average levels, technological, top students of the Federal Institute. The results show a social diagnosis of hostage community of serious everyday problems, such as violence, drug addiction, extreme poverty, low basic education index, among others. Thus it is observed that the IFS may contribute incisively and differentiated way with inclusive education initiatives that enable empower the community generating social innovationen
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Agronegócio

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Inovacao social e educacao tecnica e tecnologica inclusiva.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador