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Título: Inovação social e educação técnica e tecnológica inclusiva: realidades e desafios do Instituto Federal em Itabaiana/SE
Título(s) alternativo(s): Social innovation and inclusive technical and technological education: realities and challenges of the Federal Institute in Itabaiana / SE
Autor(es): Castro, Maria José de
Tapajós, Sidney Rodrigues
Menezes, Diana Amado
Palavras-chave: Educação - Sergipe; Tecnologia; Ensino técnico; Educação inclusiva; Instituição pública; Instituto Federal de Sergipe; Inclusão social; Education; Technical education; Social inclusion; Inclusive education; Technology; Public institution
Data do documento: Jun-2017
Editor: Editorial Cuadernos de Sofía
Instituto Griselda Álvarez A. C. de Colima
Citação: CASTRO, Maria José de, TAPAJÓS, Sidney Rodrigues, MENEZES, Diana Amado. Inovação social e educação técnica e tecnológica inclusiva: realidades e desafios do Instituto Federal em Itabaiana/SE. Revista Ciência de la Documentación, Chile, n. especial, p. 111-124, abr./Jun., 2017
Resumo: O presente estudo resulta de ações que estão sendo desenvolvidas na Região Nordeste do Brasil (Estado Sergipe, município de Itabaiana, bairro São Cristóvão), tendo como agente o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), Campus Itabaiana. As ações tiveram como objetivo a implantação de um Laboratório Acadêmico-profissional de Artes e Tecnologias para o Trabalho (LAPATTra). O estudo se configura como exploratório, com dados primários, coletados pela metodologia do DRP (Diagnóstico Rápido Participativo), que envolveu a participação de alunos dos níveis médio, tecnológico, superior, estudantes do Instituto Federal. Os resultados apontam um diagnóstico social da comunidade refém dos graves problemas cotidianos, como violência, drogadição, pobreza extrema, baixo índice de educação básica, entre outros. Dessa forma, observa-se que o IFS poderá contribuir de forma incisiva e diferenciada com ações de educação inclusiva que possibilitem empoderar a comunidade, gerando assim inovação social.
Resumo (segunda língua): This study is the result of actions being developed in the Northeast of Brazil(Sergipe State, municipality of Itabaiana, São Cristóvão), having as agent the Federal Institute of Education, Science and Technology Sergipe (IFS), Campus Itabaiana. The actions were aimed at the implementation of an Academic-professional Laboratory of Arts and Technologies for Work (LAPATTra). The study is configured as exploratory, with primary data collected by the DRP methodology (Participatory Rapid Assessment), which involved the participation of students of average levels, technological, top students of the Federal Institute. The results show a social diagnosis of hostage community of serious everyday problems, such as violence, drug addiction, extreme poverty, low basic education index, among others. Thus it is observed that the IFS may contribute incisively and differentiated way with inclusive education initiatives that enable empower the community generating social innovation
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1274
ISSN: 0719-5753
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Agronegócio

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