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https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1276
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.date.accessioned | 2020-07-21T14:24:24Z | - |
dc.date.available | 2020-07-21T14:24:24Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-14 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Patrícia Batista dos et al. Filosofia platônica: apontamento sobre educação. Revista Educação Ambiental em Ação, v. 65, n. 17, p. 1-19, set./nov. 2018 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1678-0701 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1276 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo trazer uma discussão teórica a partir das ideias de Platão, ainda pertinentes e atuais, alguns apontamentos sobre educação e política como instrumentos de desenvolvimento humano. No primeiro capítulo, apresentam-se alguns pontos da filosofia platônica relacionados à íntima relação entre educação e política. Uma demanda a outra como as duas faces de uma moeda. Aborda-se, também, a importância histórica da fundação da Academia e seu projeto pedagógico baseado no desenvolvimento das habilidades naturais de cada indivíduo e sua importância na construção de uma sociedade justa para todos. No segundo momento discute-se a interpretação pedagógica e política do mito da caverna, ressaltando a missão libertadora do professor, como formador de uma consciência político-social, personificada no filosofo Sócrates, protótipo, segundo Platão, de educador. Faz-se, ainda, referência à função da escola como abertura à luz em um mundo de sobras. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Revista Educação Ambiental em Ação | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Educação Ambiental da Internet – GEAI | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Platão | pt_BR |
dc.subject | Política | pt_BR |
dc.subject | Sócrates | pt_BR |
dc.subject | Formação do professor | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Philosophy | en |
dc.subject | Teacher training | en |
dc.subject | Policy | en |
dc.title | Filosofia platônica: apontamento sobre educação | pt_BR |
dc.title.alternative | Platonic philosophy: note on education | en |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Patrícia Batista dos | - |
dc.contributor.author | Nogueira, Edney Menezes | - |
dc.contributor.author | Leite, Danielle Thaís Barros de Souza | - |
dc.contributor.author | Leite, Bruno Manzano Troccoli | - |
dc.contributor.author | Brito, Ana Maria Plech de | - |
dc.description.abstract2 | The present work had as objective to bring a theoretical discussion from the ideas of Plato, still relevant and current, some notes on education and politics as instruments of human development. In the first chapter, some points of Platonic philosophy related to the intimate relationship between education and politics are presented. One demands the other as the two sides of a coin. It also discusses the historical importance of the foundation of the Academy and its pedagogical project based on the development of each individual's natural abilities and their importance in building a just society for all. In the second moment we discuss the pedagogical and political interpretation of the cave myth, highlighting the teacher's liberating mission as a form of social-political consciousness, personified in the Socrates philosopher, a prototype, according to Plato, as an educator. Reference is also made to the function of the school as an opening to light in a world of leftovers. | en |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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