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Título: Filosofia platônica: apontamento sobre educação
Título(s) alternativo(s): Platonic philosophy: note on education
Autor(es): Santos, Patrícia Batista dos
Nogueira, Edney Menezes
Leite, Danielle Thaís Barros de Souza
Leite, Bruno Manzano Troccoli
Brito, Ana Maria Plech de
Palavras-chave: Educação; Filosofia; Platão; Política; Sócrates; Formação do professor; Education; Philosophy; Teacher training; Policy
Data do documento: 14-Set-2018
Editor: Grupo de Educação Ambiental da Internet – GEAI
Citação: SANTOS, Patrícia Batista dos et al. Filosofia platônica: apontamento sobre educação. Revista Educação Ambiental em Ação, v. 65, n. 17, p. 1-19, set./nov. 2018
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo trazer uma discussão teórica a partir das ideias de Platão, ainda pertinentes e atuais, alguns apontamentos sobre educação e política como instrumentos de desenvolvimento humano. No primeiro capítulo, apresentam-se alguns pontos da filosofia platônica relacionados à íntima relação entre educação e política. Uma demanda a outra como as duas faces de uma moeda. Aborda-se, também, a importância histórica da fundação da Academia e seu projeto pedagógico baseado no desenvolvimento das habilidades naturais de cada indivíduo e sua importância na construção de uma sociedade justa para todos. No segundo momento discute-se a interpretação pedagógica e política do mito da caverna, ressaltando a missão libertadora do professor, como formador de uma consciência político-social, personificada no filosofo Sócrates, protótipo, segundo Platão, de educador. Faz-se, ainda, referência à função da escola como abertura à luz em um mundo de sobras.
Resumo (segunda língua): The present work had as objective to bring a theoretical discussion from the ideas of Plato, still relevant and current, some notes on education and politics as instruments of human development. In the first chapter, some points of Platonic philosophy related to the intimate relationship between education and politics are presented. One demands the other as the two sides of a coin. It also discusses the historical importance of the foundation of the Academy and its pedagogical project based on the development of each individual's natural abilities and their importance in building a just society for all. In the second moment we discuss the pedagogical and political interpretation of the cave myth, highlighting the teacher's liberating mission as a form of social-political consciousness, personified in the Socrates philosopher, a prototype, according to Plato, as an educator. Reference is also made to the function of the school as an opening to light in a world of leftovers.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1276
ISSN: 1678-0701
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

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