Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1281
Título: Ensino de Estatística na educação básica na perspectiva do novo ENEM 2009-2017
Título(s) alternativo(s): Teaching Statistics in Basic Education from the perspective of the new ENEM 2009-2017
Autor(es): Rodrigues, Márcio Urel
Machado, Luciana Bertholdi
Macedo, Ediel Pereira de
Rocha, Daniela Silveira
Silva, Rosiane Souza da
Palavras-chave: Educação; Matemática; Estatística; Enem; Pedagogia; Mathematics; Education; Statistic; Pedagogy
Data do documento: 2019
Editor: Instituto Federal de Sergipe - IFS
Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (GEPEM)
Citação: RODRIGUES, Márcio Urel et al. Ensino de Estatística na educação básica na perspectiva do novo ENEM 2009-2017. Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online, Aracaju, v. 9, n. 2, p. 258-278, 2019
Resumo: Apresentamos, neste artigo, resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar a presença dos conteúdos de Estatística nas provas de Matemática do Novo ENEM no período de 2009 a 2017, para proporcionar reflexões e encaminhamentos aos professores de Matemática em serviço nas escolas da Educação Básica. A questão norteadora da pesquisa foi: Qual foi a presença dos conteúdos de Estatística nas provas de Matemática do Novo ENEM no período de 2009 a 2017? Metodologicamente, pautamo-nos nos pressupostos da abordagem qualitativa na modalidade documental, pois utilizamos documentos oficiais – os quais nos proporcionaram a realização de um mapeamento das 405 questões contidas nas provas de Matemática do referido exame no período de 2009 a 2017, para identificar a presença dos conteúdos de Estatística. O corpus foi constituído pelas 83 questões envolvendo o eixo Tratamento da Informação, relacionado aos conteúdos de Estatística. Para analisar os dados, recorremos a alguns conceitos da Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977), para constituir três categorias – Tratamento de Informação (53 questões), Estatística Descritiva (27 questões), Medidas de Dispersão (03 questões) –, pelas quais refletimos sobre a importância de abordar os conteúdos de Estatística na prática pedagógica dos professores de Matemática em serviço na Educação Básica. Os resultados indicam que 20,5% da prova de Matemática estiveram relacionados aos conteúdos de Estatística, além de estarem presentes em todas as edições do exame.
Resumo (segunda língua): We present, in this article, results of a research whose objective was to identify the presence of the contents of Statistics in the Mathematics tests of the New ENEM in the period from 2009 to 2017 to provide reflections and referrals to teachers of Mathematics in service in primary schools. The guiding question of the research was: What was the presence of the contents of Statistics in the Mathematics tests of the New ENEM in the period from 2009 to 2017? Methodologically, we used the assumptions of the qualitative approach in the documentary modality, since we used official documents – which provided us with a mapping of the 405 questions contained in the Mathematics tests of said exam in the period from 2009 to 2017 to identify the presence of the contents of Statistic. The corpus was constituted by the 83 questions involving the Information Processing axis related to the contents of Statistics. To analyze the data, we used some concepts of Content Analysis from Bardin (1977) perspective, to constitute three categories – Information Treatment (53 questions), Descriptive Statistics (27 questions), Dispersion Measures (03 questions) – for which we reflect on the importance of addressing the contents of Statistics in the pedagogical practice of Mathematics teachers in service in Basic Education. The results indicate that 20.5% of the Mathematics test was related to the contents of Statistics, besides being present in all editions of the exam.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1281
ISSN: 2358-4750
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino de Estatística na educação básica na perspectiva do novo ENEM 2009-2017.pdf698,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.