Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1285
Título: Um panorama da Educação a Distância com foco no curso de Licenciatura em Matemática ofertado pelo CESAD/UFS
Título(s) alternativo(s): An overview on Distance Education with focus on degree course in Mathematics offered by CESAD / UFS
Autor(es): Santos, Glaucia Dias
Souza, Divanizia do Nascimento
Palavras-chave: Educação - Sergipe; Matemática; Educação a distância - EAD; Formação do professor; Instituto público; Universidade Federal de Sergipe; Education; Mathematics; Distance Education; Public institution; Teacher training
Data do documento: 2018
Editor: Instituto Federal de Sergipe - IFS
Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática - GEPEM
Citação: SANTOS, Glaucia Dias; SOUZA, Divanizia do Nascimento. Um panorama da Educação a Distância com foco no curso de Licenciatura em Matemática ofertado pelo CESAD/UFS. Caminhos da Educação Matemática em Revista (Online), Aracaju, v. 8, n. 1, p. 17-33, 2018
Resumo: A evolução tecnológica tem proporcionado a expansão de cursos ofertados na modalidade a distância. Em Sergipe, a partir de meados da primeira década deste século, o curso de Licenciatura em Matemática vem sendo ofertado também como curso de educação a distância. Sendo o contexto da educação a distância em Sergipe ainda pouco conhecido em relatos da literatura, buscou-se a partir deste artigo traçar um perfil sobre a evolução da educação a distância nesse Estado, tendo como foco a oferta de um curso de Licenciatura em Matemática em Sergipe. O artigo apresenta também dados da literatura que abordam sobre docência nesse curso. A partir do que é discutido, percebe-se que, embora a oferta de cursos a distância tenha representado um grande progresso em termos de oportunidades de formação, ainda são necessários esforços para equacionar a oferta da Licenciatura em Matemática na modalidade a distância em Sergipe com a qualidade comunicacional e pedagógica esperada para tal nível de formação.
Resumo (segunda língua): Technological evolution has provided the expansion of courses offered in the distance mode. In Sergipe, Brazil, from the middle of the first decade of this century, the course of Bachelor of Mathematics has been offered also as a distance education course. Being the context of distance education in Sergipe still little known in literature reports, the main objective of this work was to draw a profile on the evolution of distance education in that state, focusing on the offer of a degree course in Mathematics in Sergipe. The article also presents literature data that discuss about teaching in this course. From what is discussed, it is understood that although the offer of distance courses has represented a great progress in terms of training opportunities, efforts are still needed to equate the offer of the degree in mathematics in this modality in Sergipe with the communicational and pedagogical quality expected for such a level of training.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1285
ISSN: 2358-4750
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um panorama da Educação a Distância com foco no curso de Licenciatura em Matemática ofertado pelo CESAD-UFS.pdf299,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.