Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1285
Título: | Um panorama da Educação a Distância com foco no curso de Licenciatura em Matemática ofertado pelo CESAD/UFS |
Título(s) alternativo(s): | An overview on Distance Education with focus on degree course in Mathematics offered by CESAD / UFS |
Autor(es): | Santos, Glaucia Dias Souza, Divanizia do Nascimento |
Palavras-chave: | Educação - Sergipe; Matemática; Educação a distância - EAD; Formação do professor; Instituto público; Universidade Federal de Sergipe; Education; Mathematics; Distance Education; Public institution; Teacher training |
Data do documento: | 2018 |
Editor: | Instituto Federal de Sergipe - IFS Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática - GEPEM |
Citação: | SANTOS, Glaucia Dias; SOUZA, Divanizia do Nascimento. Um panorama da Educação a Distância com foco no curso de Licenciatura em Matemática ofertado pelo CESAD/UFS. Caminhos da Educação Matemática em Revista (Online), Aracaju, v. 8, n. 1, p. 17-33, 2018 |
Resumo: | A evolução tecnológica tem proporcionado a expansão de cursos ofertados na modalidade a distância. Em Sergipe, a partir de meados da primeira década deste século, o curso de Licenciatura em Matemática vem sendo ofertado também como curso de educação a distância. Sendo o contexto da educação a distância em Sergipe ainda pouco conhecido em relatos da literatura, buscou-se a partir deste artigo traçar um perfil sobre a evolução da educação a distância nesse Estado, tendo como foco a oferta de um curso de Licenciatura em Matemática em Sergipe. O artigo apresenta também dados da literatura que abordam sobre docência nesse curso. A partir do que é discutido, percebe-se que, embora a oferta de cursos a distância tenha representado um grande progresso em termos de oportunidades de formação, ainda são necessários esforços para equacionar a oferta da Licenciatura em Matemática na modalidade a distância em Sergipe com a qualidade comunicacional e pedagógica esperada para tal nível de formação. |
Resumo (segunda língua): | Technological evolution has provided the expansion of courses offered in the distance mode. In Sergipe, Brazil, from the middle of the first decade of this century, the course of Bachelor of Mathematics has been offered also as a distance education course. Being the context of distance education in Sergipe still little known in literature reports, the main objective of this work was to draw a profile on the evolution of distance education in that state, focusing on the offer of a degree course in Mathematics in Sergipe. The article also presents literature data that discuss about teaching in this course. From what is discussed, it is understood that although the offer of distance courses has represented a great progress in terms of training opportunities, efforts are still needed to equate the offer of the degree in mathematics in this modality in Sergipe with the communicational and pedagogical quality expected for such a level of training. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1285 |
ISSN: | 2358-4750 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Um panorama da Educação a Distância com foco no curso de Licenciatura em Matemática ofertado pelo CESAD-UFS.pdf | 299,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.