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dc.date.accessioned2020-07-30T14:44:33Z-
dc.date.available2020-07-30T14:44:33Z-
dc.date.issued2019-09-
dc.identifier.citationSANTOS, Elza Ferreira; OLIVEIRA, Cyndi Moura Guimarães de. Educação profissional feminina: uma análise do programa mulheres mil no IFS - campus Lagarto. Revista Temas em Educação, João Pessoa, PB, v. 28, n.3, p. 77-96, set./dez. 2019pt_BR
dc.identifier.issn2359-7003-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1291-
dc.description.abstractO presente artigo tem como objeto o Programa Mulheres Mil desenvolvido no Campus Lagarto do Instituto Federal de Sergipe e tem como objetivo verificar a efetividade da função educacional e social do programa, já que o referido programa pretendeu promover a formação profissional e tecnológica de mulheres desfavorecidas, garantindo o acesso à educação profissional e à elevação da escolaridade. Tratou-se de uma pesquisa descritiva e de caráter exploratório, baseada na abordagem quantiqualitativa. Contou com um levantamento bibliográfico em torno da Educação Profissional e do programa Mulheres Mil, além disso, foram estudados documentos sobre o programa e sua execução no IFS. Como estratégias de coleta de dados, foram empregados dois questionários e uma entrevista estruturada. A pesquisa envolveu 25 egressas do curso de Auxiliar de Arquivo, que concluíram o curso em 2015 e a coordenadora do curso. Nas inferências empreendidas, notou-se que apesar do programa direcionar-se à qualificação profissional, este pouco atinge a expectativa e efetividade do objetivo, no entanto, é indiscutível a transformação ocorrida em alguns aspectos na vida das alunas como a perspectiva de inserção no mercado de trabalho, a valorização da autoestima e os novos modos de se relacionarem com a família.pt_BR
dc.description.sponsorshipRevista Temas em Educaçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíba - UFPBpt_BR
dc.subjectEducação - Sergipept_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPrograma Mulheres Milpt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectProjeto educacionalpt_BR
dc.subjectInstituto Federal de Sergipept_BR
dc.subjectProfessional educationen
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectWomanen
dc.subjectEducationen
dc.subjectEducational projecten
dc.titleEducação profissional feminina: uma análise do programa mulheres mil no IFS - campus Lagartopt_BR
dc.title.alternativeFemale professional education: an analysis of the thousand non-IFS program - Lagarto campusen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Elza Ferreira-
dc.contributor.authorOliveira, Cyndi Moura Guimarães de-
dc.description.abstract2The purpose of this article is the Thousand Women Program developed at the Lagarto Campus of the Federal Institute of Sergipe and aims to verify the effectiveness of the program's educational and social function, since the program aimed to promote the professional and technological training of disadvantaged women, guaranteeing access to professional education and raising schooling. It was a descriptive and exploratory research, based on the quantitative and qualitative approach. It had a bibliographic survey about Professional Education and the Thousand Women program, in addition, documents about the program and its execution at IFS were studied. As data collection strategies, two questionnaires and a structured interview were used. The research involved 25 graduates of the Archive Assistant course, who completed the course in 2015 and the course coordinator. In the inferences undertaken, it was noted that although the program is aimed at professional qualification, this little achieves the expectation and effectiveness of the objective, however, the transformation that occurred in some aspects of the students' lives, such as the prospect of entering the market, is indisputable. work, the enhancement of self-esteem and the new ways of relating to the family.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

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