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Título: Educação profissional feminina: uma análise do programa mulheres mil no IFS - campus Lagarto
Título(s) alternativo(s): Female professional education: an analysis of the thousand non-IFS program - Lagarto campus
Autor(es): Santos, Elza Ferreira
Oliveira, Cyndi Moura Guimarães de
Palavras-chave: Educação - Sergipe; Educação inclusiva; Programa Mulheres Mil; Educação profissional; Mulher; Projeto educacional; Instituto Federal de Sergipe; Professional education; Inclusive education; Woman; Education; Educational project
Data do documento: Set-2019
Editor: Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Citação: SANTOS, Elza Ferreira; OLIVEIRA, Cyndi Moura Guimarães de. Educação profissional feminina: uma análise do programa mulheres mil no IFS - campus Lagarto. Revista Temas em Educação, João Pessoa, PB, v. 28, n.3, p. 77-96, set./dez. 2019
Resumo: O presente artigo tem como objeto o Programa Mulheres Mil desenvolvido no Campus Lagarto do Instituto Federal de Sergipe e tem como objetivo verificar a efetividade da função educacional e social do programa, já que o referido programa pretendeu promover a formação profissional e tecnológica de mulheres desfavorecidas, garantindo o acesso à educação profissional e à elevação da escolaridade. Tratou-se de uma pesquisa descritiva e de caráter exploratório, baseada na abordagem quantiqualitativa. Contou com um levantamento bibliográfico em torno da Educação Profissional e do programa Mulheres Mil, além disso, foram estudados documentos sobre o programa e sua execução no IFS. Como estratégias de coleta de dados, foram empregados dois questionários e uma entrevista estruturada. A pesquisa envolveu 25 egressas do curso de Auxiliar de Arquivo, que concluíram o curso em 2015 e a coordenadora do curso. Nas inferências empreendidas, notou-se que apesar do programa direcionar-se à qualificação profissional, este pouco atinge a expectativa e efetividade do objetivo, no entanto, é indiscutível a transformação ocorrida em alguns aspectos na vida das alunas como a perspectiva de inserção no mercado de trabalho, a valorização da autoestima e os novos modos de se relacionarem com a família.
Resumo (segunda língua): The purpose of this article is the Thousand Women Program developed at the Lagarto Campus of the Federal Institute of Sergipe and aims to verify the effectiveness of the program's educational and social function, since the program aimed to promote the professional and technological training of disadvantaged women, guaranteeing access to professional education and raising schooling. It was a descriptive and exploratory research, based on the quantitative and qualitative approach. It had a bibliographic survey about Professional Education and the Thousand Women program, in addition, documents about the program and its execution at IFS were studied. As data collection strategies, two questionnaires and a structured interview were used. The research involved 25 graduates of the Archive Assistant course, who completed the course in 2015 and the course coordinator. In the inferences undertaken, it was noted that although the program is aimed at professional qualification, this little achieves the expectation and effectiveness of the objective, however, the transformation that occurred in some aspects of the students' lives, such as the prospect of entering the market, is indisputable. work, the enhancement of self-esteem and the new ways of relating to the family.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1291
ISSN: 2359-7003
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

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