Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1297
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.date.accessioned | 2020-08-05T13:18:41Z | - |
dc.date.available | 2020-08-05T13:18:41Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | CHAACHOUA, Hamid; BITTAR, Marilena. A teoria antropológica do didático: paradigmas, avanços e perspectivas. Caminhos da Educação Matemática em Revista, Aracaju , v. 9., n. 1, p. 29-44, 2019 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2358-4750 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1297 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste curso é apresentar os conceitos centrais e as grandes questões que contribuíram para o desenvolvimento da Teoria Antropológica do Didático (TAD) desde o início dos anos 1990. Para isso, escolhemos descrever esta evolução por meio da noção de sensibilidade de quadros teóricos. Artigue (2011) propõe o termo "sensibilidade" para traduzir a palavra "concerns" utilizada em projetos de investigação europeus, a fim de posicionar os quadros teóricos – uns com relação aos outros – em função de suas especificidades. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Caminhos da Educação Matemática em Revista | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Sergipe - IFS | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (GEPEM) | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Antropologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | História da educação | pt_BR |
dc.subject | History of education | en |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Mathematics | en |
dc.subject | Teaching-learning | en |
dc.subject | Anthropology | en |
dc.subject | Didactics | en |
dc.title | A teoria antropológica do didático: paradigmas, avanços e perspectivas | pt_BR |
dc.title.alternative | The anthropological theory of didactics: paradigms, advances and perspectives | en |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.author | Chaachoua, Hamid | - |
dc.contributor.author | Bittar, Marilena | - |
dc.description.abstract2 | The objective of this course is to present the central concepts and major questions that contributed to the development of the Anthropological Theory of Didactics (TAD) from the beginning of the 1990s. For this, we chose to describe this evolution through the notion of sensitivity theoretical frameworks. Artigue (2011) proposes the term "sensitivity" to translate the word "concerns" used in European research projects in order to position the staff theoretical - in relation to each other - according to their specificities. | en |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A teoria antropologica do didático paradigmas avanços e perspectivas.pdf | 728,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.