Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1297
Título: A teoria antropológica do didático: paradigmas, avanços e perspectivas
Título(s) alternativo(s): The anthropological theory of didactics: paradigms, advances and perspectives
Autor(es): Chaachoua, Hamid
Bittar, Marilena
Palavras-chave: Educação; Matemática; Antropologia; Ensino-aprendizagem; Didática; História da educação; History of education; Education; Mathematics; Teaching-learning; Anthropology; Didactics
Data do documento: 2018
Editor: Instituto Federal de Sergipe - IFS
Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (GEPEM)
Citação: CHAACHOUA, Hamid; BITTAR, Marilena. A teoria antropológica do didático: paradigmas, avanços e perspectivas. Caminhos da Educação Matemática em Revista, Aracaju , v. 9., n. 1, p. 29-44, 2019
Resumo: O objetivo deste curso é apresentar os conceitos centrais e as grandes questões que contribuíram para o desenvolvimento da Teoria Antropológica do Didático (TAD) desde o início dos anos 1990. Para isso, escolhemos descrever esta evolução por meio da noção de sensibilidade de quadros teóricos. Artigue (2011) propõe o termo "sensibilidade" para traduzir a palavra "concerns" utilizada em projetos de investigação europeus, a fim de posicionar os quadros teóricos – uns com relação aos outros – em função de suas especificidades.
Resumo (segunda língua): The objective of this course is to present the central concepts and major questions that contributed to the development of the Anthropological Theory of Didactics (TAD) from the beginning of the 1990s. For this, we chose to describe this evolution through the notion of sensitivity theoretical frameworks. Artigue (2011) proposes the term "sensitivity" to translate the word "concerns" used in European research projects in order to position the staff theoretical - in relation to each other - according to their specificities.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1297
ISSN: 2358-4750
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A teoria antropologica do didático paradigmas avanços e perspectivas.pdf728,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.