Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1298
Título: A fosfoetanolamina: uma proposta de estudo de caso na formação de professores
Título(s) alternativo(s): Phosphoethanolamine: a proposal for a case study in teacher education
Autor(es): Pitanga, Ângelo Francklin
Santos, Lenalda Dias dos
Ferreira, Wendel Menezes
Palavras-chave: Educação; Química; Formação do professor; Ciências - Ensino; Estudo de caso; Fosfoetanolamina; Ensino-aprendizagem; Education; Chemistry; Science - teaching; Teaching-learning; Phosphoethanolamine; Case study; Teacher training
Data do documento: Set-2017
Editor: Universitat Autonoma de Barcelona - UAB
Departament de Didàctica de la Matemàtica i de les Ciències Experimentals
Citação: PITANGA, Ângelo Francklin; SANTOS, Lenalda Dias dos; FERREIRA, Wendel Menezes. A fosfoetanolamina: uma proposta de estudo de caso na formação de professores. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, ESP, ed. especial, p. 4703-4708, set., 2017
Resumo: O trabalho relata uma etapa de um curso de especialização Lato Sensu em Educação Química. Na construção do artigo, tomou-se os referenciais sobre produção de Estudo de Caso no ensino de Química. A metodologia utilizou-se a pesquisa qualitativa e o método de pesquisa-ação. A intervenção didática versou sobre a liberação da Fosfoetanolamina como caso em estudo, com 20h/aulas de atividades e a participação de 18 discentes. Segundo as impressões dos alunos, houve o desenvolvimento de diversas habilidades durante a execução das atividades. As análises indicam que os estudantes emitem argumentos mais fundamentados em relação como avaliar dimensões técnicas, econômicas e éticas. Questionam informações comparando diversas fontes e refletem sobre suas posturas como professores.
Resumo (segunda língua): The work reports a stage of a specialization course Lato Sensu in Education Chemistry. In the construction of the article, the references about the production of a Case Study in the chemistry teaching. The methodology used qualitative research and the action research method. The didactic intervention dealt with the release of Phosphoethanolamine as a case study, with 20h / activity classes and the participation of 18 students. According to the students' impressions, there the development of various skills during the execution of activities. The analyzes indicate that students make more grounded arguments regarding how to assess dimensions technical, economic and ethical. They question information by comparing different sources and reflect on their postures as teachers.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1298
ISSN: 2174-6486
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A fosfoetanolamina uma proposta de estudo de caso na formacao de professores.pdf101,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.