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dc.date.accessioned2020-08-05T16:40:54Z-
dc.date.available2020-08-05T16:40:54Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationFARIAS, Fernando Lucas de Oliveira et al. Ensino de programação front-end através de jogos digitais: um relato de experiência na escola de programação do LAIS/HUOL. In.: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 8; Workshop de Informática na Escola, 25, 2019, Brasília. Anais eletrônico... Brasília: Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2316-6541-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1299-
dc.description.abstractA utilização de jogos digitais pode proporcionar aos estudantes novas formas de aprender, perceber, refletir e criar significado na construção ativa do seu conhecimento. Neste sentido, o presente trabalho trata do ensino de programação frontend para estudantes egressos das mais diversas áreas do conhecimento, organizados em equipes multidisciplinares apoiado por games. A metodologia do experimento é norteada pela Pesquisa-ação, taxonomia de Bloom e avaliação de reação realizada ao final de cada cenário educacional, envolvendo a utilização dos seguintes jogos digitais: CSS Diner, Flexbox Defense e o Flexbox Froggy. Os resultados indicam que os jogos são capazes de promover uma aprendizagem mais significativa, profícua e lúdica na construção do conhecimento, habilidades e atitudes.pt_BR
dc.description.sponsorshipWorkshop de Informática na Escolapt_BR
dc.description.sponsorshipCongresso Brasileiro de Informática na Educaçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherSociedade Brasileira de Computação - SBCpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInformáticapt_BR
dc.subjectCiência da computaçãopt_BR
dc.subjectJogo didáticopt_BR
dc.subjectJogo eletrônicopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectPlayful gamesen
dc.subjectTeaching-learningen
dc.subjectElectronic gamesen
dc.subjectComputingen
dc.subjectComputer scienceen
dc.titleEnsino de programação front-end através de jogos digitais: um relato de experiência na escola de programação do LAIS/HUOLpt_BR
dc.title.alternativeTeaching front-end programming through digital games: an experience report at the LAIS / HUOL programming schoolen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorFarias, Fernando Lucas de Oliveira-
dc.contributor.authorRabelo, Danieli Silva de Souza-
dc.contributor.authorValentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros-
dc.contributor.authorNunes, Isabel Dillmann-
dc.description.abstract2The use of digital games can offer students new ways of learning, perceiving, reflecting and creating meaning in the active construction of their knowledge. In this sense, the present work deals with the teaching of front-end programming for students graduated from the most diverse areas of knowledge, organized in multidisciplinary teams supported by games. The methodology of the experiment is guided by Action Research, Bloom taxonomy and reaction evaluation performed at the end of each educational scenario, involving the use of the following digital games: CSS Diner, Flexbox Defense and Flexbox Froggy. The results indicate that games are capable of promoting a more meaningful, profitable and playful learning in the construction of knowledge, skills and attitudes.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Informática, Redes...

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