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https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1299
Título: | Ensino de programação front-end através de jogos digitais: um relato de experiência na escola de programação do LAIS/HUOL |
Título(s) alternativo(s): | Teaching front-end programming through digital games: an experience report at the LAIS / HUOL programming school |
Autor(es): | Farias, Fernando Lucas de Oliveira Rabelo, Danieli Silva de Souza Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros Nunes, Isabel Dillmann |
Palavras-chave: | Educação; Informática; Ciência da computação; Jogo didático; Jogo eletrônico; Ensino-aprendizagem; Education; Playful games; Teaching-learning; Electronic games; Computing; Computer science |
Data do documento: | 2019 |
Editor: | Sociedade Brasileira de Computação - SBC |
Citação: | FARIAS, Fernando Lucas de Oliveira et al. Ensino de programação front-end através de jogos digitais: um relato de experiência na escola de programação do LAIS/HUOL. In.: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 8; Workshop de Informática na Escola, 25, 2019, Brasília. Anais eletrônico... Brasília: Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. |
Resumo: | A utilização de jogos digitais pode proporcionar aos estudantes novas formas de aprender, perceber, refletir e criar significado na construção ativa do seu conhecimento. Neste sentido, o presente trabalho trata do ensino de programação frontend para estudantes egressos das mais diversas áreas do conhecimento, organizados em equipes multidisciplinares apoiado por games. A metodologia do experimento é norteada pela Pesquisa-ação, taxonomia de Bloom e avaliação de reação realizada ao final de cada cenário educacional, envolvendo a utilização dos seguintes jogos digitais: CSS Diner, Flexbox Defense e o Flexbox Froggy. Os resultados indicam que os jogos são capazes de promover uma aprendizagem mais significativa, profícua e lúdica na construção do conhecimento, habilidades e atitudes. |
Resumo (segunda língua): | The use of digital games can offer students new ways of learning, perceiving, reflecting and creating meaning in the active construction of their knowledge. In this sense, the present work deals with the teaching of front-end programming for students graduated from the most diverse areas of knowledge, organized in multidisciplinary teams supported by games. The methodology of the experiment is guided by Action Research, Bloom taxonomy and reaction evaluation performed at the end of each educational scenario, involving the use of the following digital games: CSS Diner, Flexbox Defense and Flexbox Froggy. The results indicate that games are capable of promoting a more meaningful, profitable and playful learning in the construction of knowledge, skills and attitudes. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1299 |
ISSN: | 2316-6541 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Informática, Redes... |
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