Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1300
Título: GEORobótica - Uma proposta lúdica interdisciplinar para ensino de geografia no ensino médio: um relato de experiência da robótica educacional com alunos de escola pública
Título(s) alternativo(s): GEORobotics - An interdisciplinary playful proposal for teaching geography in high school: an account of the experience of educational robotics with public school students
Autor(es): Farias, Fernando Lucas de Oliveira
Brito, Everton da Silva
Costa, Felipe Jhonanta Ferreira da
Diniz, Igo Joventino Dantas
Burlamaqui, Akynara Aglaé Rodrigues Santos da Silva
Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira
Palavras-chave: Educação; Informática; Tecnologia da informação; Ensino-aprendizagem; Robótica; Geografia; Ensino médio; Education; Information technology; Geography; Teaching-learning; Robotics; Computing; High school
Data do documento: 2019
Editor: Sociedade Brasileira de Computação - SBC
Citação: FARIAS, Fernando Lucas de Oliveira et. al. GEORobótica - uma proposta lúdica interdisciplinar para ensino de geografia no ensino médio: um relato de experiência da robótica educacional com alunos de escola pública. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 8; Workshop de Informática na Escola, 25, 2019, Brasília. Anais eletrônico... Brasília: Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019.
Resumo: A promoção de práticas educativas interdisciplinares pautadas em temas transversais apoiadas por tecnologias educacionais, tem sido um dos grandes desafios enfrentados na educação básica. Na disciplina de Geografia essa realidade não é diferente e ainda mais desafiadora. Neste sentido, o trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência com alunos do ensino médio de uma escola pública participantes de uma proposta lúdica e interdisciplinar para ensino de geografia com robótica educacional intitulada “GEORobótica”. A metodologia adotada no experimento foi apoiada pelo Design Thinking e o PBL. Os resultados da pesquisa apontam que a prática educativa foi considerada lúdica, desafiadora e capaz de contextualizar interdisciplinarmente conceitos da geografia e a robótica.
Resumo (segunda língua): The promotion of interdisciplinary educational practices based on transversal themes supported by educational technologies has been one of the great challenges faced in K-12. In the discipline of Geography this reality is not different and even more challenging. In this sense, the work aims to present an experience report with students of a public school participating in a playful and interdisciplinary proposal for teaching geography with educational robotics entitled "GEORobótica". The methodology adopted in the experiment was supported by Design Thinking and PBL. The results of the research indicate that the educational practice was considered playful, challenging and able to contextualize interdisciplinarily concepts of geography and robotics.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1300
ISSN: 2316-6541
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Informática, Redes...

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GEORobotica - uma proposta ludica interdisciplinar para Ensino de Geografia no Ensino Medio.pdf566,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.