Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1301
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2020-08-05T17:50:53Z-
dc.date.available2020-08-05T17:50:53Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationFARIAS, Fernando Lucas de Oliveira et al. Self Protect: um jogo para auxílio no ensino de conceitos relacionados a segurança na Internet para crianças e adolescentes. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 8; Workshop de Informática na Escola, 25, 2019, Brasília. Anais eletrônico... Brasília: Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2316-6541-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1301-
dc.description.abstractAs ameaças originadas por meio do uso da internet de modo inseguro por crianças e adolescentes tem ganhado notoriedade e espaço em debates em todo país. Nesse contexto, este trabalho objetiva por meio da criação de um jogo de plataforma 2D intitulado Self Protect auxiliar no ensino de conceitos relacionados a segurança na internet para crianças e adolescentes. O desenvolvimento do jogo seguiu a linha metodológica definida de tétrade elementar (estética, narrativa, mecânica e tecnologia). Esta experiência nos resultou um contato maior com o público final e suas observações foram relevantes para o aprimoramento desta solução lúdica permitindo refletir como os usuários absorvem os ensinamentos abordados no jogopt_BR
dc.description.sponsorshipWorkshop de Informática na Escolapt_BR
dc.description.sponsorshipCongresso Brasileiro de Informática na Educaçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherSociedade Brasileira de Computação - SBCpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectJogo didáticopt_BR
dc.subjectJogo eletrônicopt_BR
dc.subjectSegurançapt_BR
dc.subjectInterneten
dc.subjectEducationen
dc.subjectInformation technologyen
dc.subjectSoftware - Self Protecten
dc.subjectSafetyen
dc.subjectEducational gameen
dc.subjectElectronic gameen
dc.titleSelf Protect: um jogo para auxílio no ensino de conceitos relacionados a segurança na Internet para crianças e adolescentespt_BR
dc.title.alternativeSelf Protect: a game to aid the teaching of concepts related to Internet security for children and adolescentsen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorFarias, Fernando Lucas de Oliveira-
dc.contributor.authorMedeiros, Neide Aparecida Alves de-
dc.contributor.authorRocha, Stênio Lúcio da-
dc.contributor.authorMedeiros, Daniel Fonseca de-
dc.contributor.authorNóbrega, Edith Cristina da-
dc.contributor.authorBurlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira-
dc.contributor.authorMadeira, Charles Andryê Galvão-
dc.description.abstract2The threats that children and adolescents use through the Internet use insecurely have gained notoriety and room for debate throughout the country. In this context, this paper aims to create a 2D platform game entitled Self Protect to assist in the teaching of concepts related to internet security for children and adolescents. The development of the game followed the defined methodological line of elementary tetrad (aesthetics, narrative, mechanics and technology). This experience resulted in a greater contact with the final audience and their observations were relevant to the improvement of this playful solution, allowing us to reflect on how users absorb the lessons covered in the game.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Informática, Redes...



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.