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Título: Self Protect: um jogo para auxílio no ensino de conceitos relacionados a segurança na Internet para crianças e adolescentes
Título(s) alternativo(s): Self Protect: a game to aid the teaching of concepts related to Internet security for children and adolescents
Autor(es): Farias, Fernando Lucas de Oliveira
Medeiros, Neide Aparecida Alves de
Rocha, Stênio Lúcio da
Medeiros, Daniel Fonseca de
Nóbrega, Edith Cristina da
Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira
Madeira, Charles Andryê Galvão
Palavras-chave: Educação; Tecnologia da informação; Jogo didático; Jogo eletrônico; Segurança; Internet; Education; Information technology; Software - Self Protect; Safety; Educational game; Electronic game
Data do documento: 2019
Editor: Sociedade Brasileira de Computação - SBC
Citação: FARIAS, Fernando Lucas de Oliveira et al. Self Protect: um jogo para auxílio no ensino de conceitos relacionados a segurança na Internet para crianças e adolescentes. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 8; Workshop de Informática na Escola, 25, 2019, Brasília. Anais eletrônico... Brasília: Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019.
Resumo: As ameaças originadas por meio do uso da internet de modo inseguro por crianças e adolescentes tem ganhado notoriedade e espaço em debates em todo país. Nesse contexto, este trabalho objetiva por meio da criação de um jogo de plataforma 2D intitulado Self Protect auxiliar no ensino de conceitos relacionados a segurança na internet para crianças e adolescentes. O desenvolvimento do jogo seguiu a linha metodológica definida de tétrade elementar (estética, narrativa, mecânica e tecnologia). Esta experiência nos resultou um contato maior com o público final e suas observações foram relevantes para o aprimoramento desta solução lúdica permitindo refletir como os usuários absorvem os ensinamentos abordados no jogo
Resumo (segunda língua): The threats that children and adolescents use through the Internet use insecurely have gained notoriety and room for debate throughout the country. In this context, this paper aims to create a 2D platform game entitled Self Protect to assist in the teaching of concepts related to internet security for children and adolescents. The development of the game followed the defined methodological line of elementary tetrad (aesthetics, narrative, mechanics and technology). This experience resulted in a greater contact with the final audience and their observations were relevant to the improvement of this playful solution, allowing us to reflect on how users absorb the lessons covered in the game.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1301
ISSN: 2316-6541
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Informática, Redes...



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