Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1302
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2020-08-06T12:23:00Z-
dc.date.available2020-08-06T12:23:00Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationFARIAS, Fernando Lucas de Oliveira; NUNES, Isabel Dillmann. Aprendizagem ativa no ensino de programação: uma revisão sistemática da literatura. In.: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 8; Workshop de Informática na Escola, 25, 2019, Brasília. Anais eletrônico... Brasília: Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2316-8889-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1302-
dc.description.abstractinúmeros estudos na área de computação e educação apresentam ferramentas ou ambientes para ensino de programação que não surtem o efeito esperado na experiência de aprendizagem do estudante, fator associado empiricamente a inobservância na construção dos cenários educacionais e metodologias ativas de ensino que tornem o aluno protagonista na construção do seu conhecimento. Neste sentido, o trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) sobre processos, ferramentas e metodologias que auxiliem na aprendizagem ativa de programação. A RSL reuniu inicialmente 363 estudos candidatos, dentre eles 29 estudos foram selecionados em conformidade ao protocolo, refletindo o estado da arte para temática pesquisada.pt_BR
dc.description.sponsorshipWorkshop de Informática na Escolapt_BR
dc.description.sponsorshipCongresso Brasileiro de Informática na Educaçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherSociedade Brasileira de Computação - SBCpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectProgramaçãopt_BR
dc.subjectPesquisa científicapt_BR
dc.subjectInformáticapt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectEducationen
dc.subjectProgrammingen
dc.subjectScientific researchen
dc.subjectComputingen
dc.titleAprendizagem ativa no ensino de programação: uma revisão sistemática da literaturapt_BR
dc.title.alternativeActive learning in programming teaching: a systematic literature reviewen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorFarias, Fernando Lucas de Oliveira-
dc.contributor.authorNunes, Isabel Dillmann-
dc.description.abstract2Many studies in the field of computing and education present tools or environments related to teach in programming that do not reach the expected effect on the student's learning experience. The empirically associated factor to the nonobservance in the construction of the educational scenarios and active teaching methodologies are one of the reasons. In this sense, the paper aims to present the results of a Systematic Literature Review (SLR) about processes, tools and methodologies that assist in the active learning of programming. The SLR initially gathered 363 candidate studies, among them 29 studies were selected according to the protocol, reflecting the state of the art for the researched themeen
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Informática, Redes...

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aprendizagem Ativa no Ensino de Programação.pdf732,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.