Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1302
Título: Aprendizagem ativa no ensino de programação: uma revisão sistemática da literatura
Título(s) alternativo(s): Active learning in programming teaching: a systematic literature review
Autor(es): Farias, Fernando Lucas de Oliveira
Nunes, Isabel Dillmann
Palavras-chave: Educação; Aprendizagem; Programação; Pesquisa científica; Informática; Learning; Education; Programming; Scientific research; Computing
Data do documento: 2019
Editor: Sociedade Brasileira de Computação - SBC
Citação: FARIAS, Fernando Lucas de Oliveira; NUNES, Isabel Dillmann. Aprendizagem ativa no ensino de programação: uma revisão sistemática da literatura. In.: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 8; Workshop de Informática na Escola, 25, 2019, Brasília. Anais eletrônico... Brasília: Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019.
Resumo: inúmeros estudos na área de computação e educação apresentam ferramentas ou ambientes para ensino de programação que não surtem o efeito esperado na experiência de aprendizagem do estudante, fator associado empiricamente a inobservância na construção dos cenários educacionais e metodologias ativas de ensino que tornem o aluno protagonista na construção do seu conhecimento. Neste sentido, o trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) sobre processos, ferramentas e metodologias que auxiliem na aprendizagem ativa de programação. A RSL reuniu inicialmente 363 estudos candidatos, dentre eles 29 estudos foram selecionados em conformidade ao protocolo, refletindo o estado da arte para temática pesquisada.
Resumo (segunda língua): Many studies in the field of computing and education present tools or environments related to teach in programming that do not reach the expected effect on the student's learning experience. The empirically associated factor to the nonobservance in the construction of the educational scenarios and active teaching methodologies are one of the reasons. In this sense, the paper aims to present the results of a Systematic Literature Review (SLR) about processes, tools and methodologies that assist in the active learning of programming. The SLR initially gathered 363 candidate studies, among them 29 studies were selected according to the protocol, reflecting the state of the art for the researched theme
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1302
ISSN: 2316-8889
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Informática, Redes...

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aprendizagem Ativa no Ensino de Programação.pdf732,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.