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https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1317
Título: | Gamificação e tecnologias digitais: inovando as aulas de língua portuguesa |
Título(s) alternativo(s): | Gamification and digital technologies: innovating portuguese language classes |
Autor(es): | Santos, Sandra Virgínia Correia de Andrade Santos Júnior, Gilson Pereira dos Lucena, Simone Costa, Rafaela Virgínia Correia da Silva |
Palavras-chave: | Educação; Gamificação; Produção textual; Ensino-aprendizagem; Tecnologia digital; Jogo eletrônico; Education; Gamification; Text production; Digital technology; Teaching-learning; Electronic game |
Data do documento: | Ago-2020 |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas - UFAL |
Citação: | SANTOS, Sandra Virgínia Correia de Andrade et al. Gamificação e tecnologias digitais: inovando as aulas de língua portuguesa. Debates em Educação, Maceió, v. 12 , n. 27, p. 634-648, maio/ago, 2020 |
Resumo: | Este artigo apresenta o relato de uma experiência de atividade gamificada vivenciada por professores da educação básica imersos em processos formativos em contexto digital. Objetivando compreender as contribuições da metodologia de aprendizagem baseada na gamificação e mediada pelas tecnologias digitais no tocante à produção textual dos alunos do ensino fundamental, esta pesquisa inspira-se na epistemologia das práticas, com base no método da pesquisa-formação na perspectiva da multirreferencialidade. Os dados, de natureza qualitativa, foram produzidos a partir de registro de fotos e áudios, diário de pesquisa e relato de experiência. A pesquisa demonstrou que o engajamento e a prática colaborativa, estimulados pelas atividades gamificadas, promoveram o envolvimento e a produção textual dos alunos. Esta pesquisa foi desenvolvida com recursos do Edital CAPES/FAPITEC/SE N° 10/2016Programa de Estímulo a Mobilidade e ao Aumento da Cooperação Acadêmica da Pós-Graduação em Sergipe e publicada com apoio do Programa de Apoio ao Pesquisador à Pós-Graduação por meio do Edital Nº 06/2019/PPGED/PROAP/CAPES/UFS. |
Resumo (segunda língua): | This article presents a report of an experience of gamified activity lived by teachers of basic education immersed in training processes in a digital context. In order to understand the contributions of the learning methodology based on gamification and mediated by digital technologies with regard to the text production of elementary school students, this research is inspired by the epistemology of practices, based on the formative research method from the perspective of multi-referentiality. The data, of qualitative nature, were reproduced from registration of photos and audios, research diary and experience report. The research showed that engagement and collaborative practice, stimulated by gamified activities, promoted involvement and textual production of students. This research was developed with resources from the CAPES/FAPITEC/SE N 10/2016 Program for Stimulating Mobility and Increase Academic Cooperation of Graduate Studies in Sergipe and published with support from the Graduate Researcher Support Program through Notice No. 06/2019 / PPGED / PROAP / CAPES / UFS. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1317 |
ISSN: | 2175-6600 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Sistemas de Informação |
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