Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1320
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2020-08-20T20:52:47Z-
dc.date.available2020-08-20T20:52:47Z-
dc.date.issued2018-12-
dc.identifier.citationSANTOS, Alisson da Silva et al. Ambientes virtuais de atividades gamificadas com NewbieAPI e WNewbie. Revista de Sistemas e Computação, Salvador, v. 8, n. 2, p. 491-510, jul./dez. 2018pt_BR
dc.identifier.issn2237-2903-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1320-
dc.description.abstractA gamificação é uma alternativa para motivar e engajar os alunos durante o aprendizado. Entretanto, o uso exclusivo de pontos, emblemas e ranking pode não atingir os objetivos esperados. Assim, o artigo apresenta a NewbieAPI e o WNewbie, uma API e uma aplicação web inspiradas no modelo pedagógico de atividades gamificadas de Martins. A NewbieAPI foi aprovada em 100% dos 144 testes unitários definidos, sendo que os testes cobriram 97,1% do código. Já a WNewbie foi avaliada pelo professor e por 51 alunos do 8º Ano de uma escola municipal por meio do Modelo de Aceitação de Tecnologia. Os resultados demostraram sua boa aceitação, pois obteve níveis acima de 50% em todos os constructos e favoreceu a atenção para 67% dos participantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipRevista de Sistemas e Computação - RSCpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Salvador - UNIFACSpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectJogo eletrônicopt_BR
dc.subjectAmbiente interativopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectSoftware - NewbieAPIen
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectSoftware - WNewbieen
dc.subjectInformation technologyen
dc.subjectEducationen
dc.subjectTeaching-learningen
dc.subjectGamificationen
dc.subjectElectronic gameen
dc.subjectInteractive environmenten
dc.titleAmbientes virtuais de atividades gamificadas com NewbieAPI e WNewbiept_BR
dc.title.alternativeVirtual environments for gamified activities with NewbieAPI and WNewbieen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Alisson da Silva-
dc.contributor.authorSantos Júnior, Gilson Pereira dos-
dc.contributor.authorFontes, Lauro Barreto-
dc.contributor.authorMenezes, Jislane Silva Santos de-
dc.contributor.authorOliveira, Wesley B. S.-
dc.description.abstract2Gamification is an alternative to motivate and engage students during learning. Although, the exclusive employment of scores, badges, and rankings might not be enough to reach the expected results. Therefore, this paper presents NewbieAPI and WNewbie, an API and a web application inspired in the pedagogical model of gamified acitivies proposed by Martins. NewbieAPI passed 100% of the 144 unit tests defined, with tests covering 97.1% of the code. WNewbie was evaluated by the teacher and by 51 students from the 8th grade in a public middle school. Results indicate that WNewbie was well accepted, as it reached scores above 50% in all items and leveraged attention for 67% of the participants.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ambientes virtuais de atividades gamificadas com NewbieAPI e WNewbie.pdf492,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.