Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1320
Título: Ambientes virtuais de atividades gamificadas com NewbieAPI e WNewbie
Título(s) alternativo(s): Virtual environments for gamified activities with NewbieAPI and WNewbie
Autor(es): Santos, Alisson da Silva
Santos Júnior, Gilson Pereira dos
Fontes, Lauro Barreto
Menezes, Jislane Silva Santos de
Oliveira, Wesley B. S.
Palavras-chave: Educação; Gamificação; Jogo eletrônico; Ambiente interativo; Ensino-aprendizagem; Software - NewbieAPI; Tecnologia da informação; Software - WNewbie; Information technology; Education; Teaching-learning; Gamification; Electronic game; Interactive environment
Data do documento: Dez-2018
Editor: Universidade Salvador - UNIFACS
Citação: SANTOS, Alisson da Silva et al. Ambientes virtuais de atividades gamificadas com NewbieAPI e WNewbie. Revista de Sistemas e Computação, Salvador, v. 8, n. 2, p. 491-510, jul./dez. 2018
Resumo: A gamificação é uma alternativa para motivar e engajar os alunos durante o aprendizado. Entretanto, o uso exclusivo de pontos, emblemas e ranking pode não atingir os objetivos esperados. Assim, o artigo apresenta a NewbieAPI e o WNewbie, uma API e uma aplicação web inspiradas no modelo pedagógico de atividades gamificadas de Martins. A NewbieAPI foi aprovada em 100% dos 144 testes unitários definidos, sendo que os testes cobriram 97,1% do código. Já a WNewbie foi avaliada pelo professor e por 51 alunos do 8º Ano de uma escola municipal por meio do Modelo de Aceitação de Tecnologia. Os resultados demostraram sua boa aceitação, pois obteve níveis acima de 50% em todos os constructos e favoreceu a atenção para 67% dos participantes.
Resumo (segunda língua): Gamification is an alternative to motivate and engage students during learning. Although, the exclusive employment of scores, badges, and rankings might not be enough to reach the expected results. Therefore, this paper presents NewbieAPI and WNewbie, an API and a web application inspired in the pedagogical model of gamified acitivies proposed by Martins. NewbieAPI passed 100% of the 144 unit tests defined, with tests covering 97.1% of the code. WNewbie was evaluated by the teacher and by 51 students from the 8th grade in a public middle school. Results indicate that WNewbie was well accepted, as it reached scores above 50% in all items and leveraged attention for 67% of the participants.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1320
ISSN: 2237-2903
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ambientes virtuais de atividades gamificadas com NewbieAPI e WNewbie.pdf492,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.