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Título: Marcas de oralidade em textos na MPB: erro ou não erro?
Título(s) alternativo(s): Orality marks in texts in MPB: error or not error?
Autor(es): Santana, Gilvan da Costa
Palavras-chave: Letras; Sociolinguística; Linguagem; Música; Educação; Education; Letters; Language; Sociolinguistics
Data do documento: Abr-2016
Editor: Universidade Federal de Sergipe - UFS
Citação: SANTANA, Gilvan da Costa. Marcas de oralidade em textos na MPB: erro ou não erro? Revista Fórum Identidades, Itabaiana, SE, v. 10, n. 20, jan./abr. 2016
Resumo: As diferentes variedades linguísticas são elementos integradores dos processos comunicativos e da compreensão da língua portuguesa padrão e não padrão como língua materna geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade. Portanto, lançamos mão, neste estudo, de conceitos relevantes enfatizados incansavelmente pela Sociolinguística, relacionando-os com músicas do cancioneiro brasileiro como manifestações artísticas da língua verbal e utilizando-as como instrumento para aquisição e construção de conhecimentos que se contrapõem a preconceitos de ordem social e linguística. Destarte, compete à escola orientar o aluno a fazer uso das diferentes formas de emprego da língua portuguesa, reconhecendo e comparando os efeitos de sentido e emprego decorrentes da escolha das diferentes variedades linguísticas em sua legítima adequação. Em outras palavras, é preciso reconhecer e adequar os usos da norma-padrão/culta e da norma não padrão/popular da língua portuguesa nas diferentes esferas de comunicação, considerando situações específicas de uso diacrônico, diatópico e diastrático
Resumo (segunda língua): The different language varieties are integrating elements of communicative processes and understanding of standard Portuguese and non-standard as generating native language of meaning and integrator of the world organization and identity. Therefore, we used in this study relevant concepts emphasized tirelessly for Sociolinguistics, relating them to music of the Brazilian songbook as artistic manifestations of verbal language and using them as a tool for acquisition and construction of knowledge that oppose the social prejudices and linguistics. Thus, it is for the school to guide students to make use of different forms of use of the Portuguese language, recognizing and comparing the effects of meaning and employment of choosing the different language varieties in their legitimate suitability. In other words, we must recognize and adapt standard standard uses / cultured and standard non-standard / popular Portuguese language in different spheres of communication, taking into account specific situations of diachronic use, diatópico and diastrá saws.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1324
ISSN: 1982-3916
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

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