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https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1327
Título: | Desenvolvimento da historiografia do ensino da química no Brasil, das raízes aos dias atuais |
Título(s) alternativo(s): | Development of chemistry teaching historiography in Brazil, from the roots to current days |
Autor(es): | Prochnow, Tania Renata Lessa, Giovanni Gomes |
Palavras-chave: | Educação; Química; Formação do professor; Ciências - Ensino; História da educação; Education; Teacher training; History of education; Chemistry; Science - teaching |
Data do documento: | 2014 |
Editor: | Universidade Luterana do Brasil - ULBRA Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECIM |
Citação: | PROCHNOW, Tania Renata; LESSA, Giovanni Gomes. Desenvolvimento da historiografia do ensino da química no Brasil, das raízes aos dias atuais. Acta Scientiae, Canoas, RS, v.16, n. 4, Ed., especial, p.224-242, 2014 |
Resumo: | O presente artigo se refere a um estudo sobre a difi culdade da introdução da disciplina Química nas escolas brasileiras, desde que essas se iniciaram no Brasil. A caminhada dos estudos referentes às Ciências foi muito lenta em todo o reino português, pois a prioridade era para a formação em Humanidades com a formação de religiosos e bacharéis em Direito. Além dessa visão, as colônias não tinham licença para formar seus profi ssionais, assim, os jovens que tinham recursos iam às próprias expensas ou aos cuidados da Igreja, para a Metrópole, regressando ou não. Tanto no Brasil Império quanto na República as reformas educacionais marcaram presença sem, contudo, chegarem a estabelecer currículos que apresentassem equilíbrio entre as ciências que compõem o conhecimento em geral, até à última reforma educacional. Tendo em vista a historiografia da Química na caminhada curricular, compreende-se a problemática que representa a dificuldade em relação a professores habilitados para a Educação Básica, visando a qualidade da formação docente. Em função da entrada tardia da Química no ensino brasileiro, o número de professores com formação docente específica não atende a demanda, conforme dados do INEP, oportunizando a atuação de professores de outras áreas, sem o preparo necessário para desenvolver em sala de aula os conteúdos da disciplina com metodologias motivadoras e ligadas a realidade atual. Ocorre também uma acentuada carência na formação continuada destes professores, o que proporciona uma defasagem entre os conhecimentos teóricos e a evolução científica e tecnológica atual. |
Resumo (segunda língua): | This article refers to a study of the diffi culty to introduce Chemistry discipline in Brazilian schools, since these were initiated in Brazil. The walk of studies relating to science was very slow throughout the Portuguese kingdom, because the priority was for training in Humanities with the formation of religious and bachelors of law. In addition to this view, the colonies had no license to train its professionals, so young people who had resources were at his own expense or in the care of the Church, for the Metropolis, returning or not. Both Brazil in Empire and the Republic attended the educational reforms without however reaching establish curricula to present balance between the sciences that make up the knowledge in general, to the last educational reform. Given the historiography of Chemistry in curricular walk, it is understood that the problem is the diffi culty with qualifi ed teachers for Basic Education, seeking the quality of teacher training. Due to the late arrival of the Brazilian Chemical Education, the number of teachers with specific teacher training does not meet the demand, according to data from INEP, giving opportunity to the performance of teachers in other areas without the necessary preparation to develop classroom content discipline with methodologies motivational and linked to current reality. There is also a significant lack in the continuing education of these teachers, which provides a gap between theoretical knowledge and current scientific and technological developments |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1327 |
ISSN: | 2596-2078 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciência da Natureza |
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