Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1336
Título: | Guia didático para o ensino de TI verde: uma proposta integradora à luz da Pedagogia Histórico-Crítica |
Título(s) alternativo(s): | Didactic guide for teaching Green IT: an integrative proposal in the light of Historical-Critical Pedagogy |
Autor(es): | Jesus, Lucas Antonio Feitosa de |
Orientador: | Santos, José Osman Santos, Luiz Carlos Pereira |
Palavras-chave: | Educação; Educação ambiental; Tecnologia da informação; Tecnologia verde; Sustentabilidade; Sustainability; Education; Environmental education; Information technology; Green technology; Guide; Guia |
Data do documento: | 14-Ago-2020 |
Editor: | Instituto Federal de Sergipe - IFS Departamento de Pós-graduação Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica |
Citação: | JESUS, L.A.F. Guia Didático para o Ensino de TI Verde: uma proposta integradora à luz da Pedagogia Histórico-Crítica. Aracaju: ProfEPT / Instituto Federal de Sergipe, 2020. 111 p. |
Resumo: | Este Guia Didático é um produto educacional fruto da pesquisa intitulada "TI Verde na Educação Profissional e Tecnológica: um estudo de caso no Instituto Federal de Sergipe Campus Socorro", desenvolvida por Lucas Antonio Feitosa de Jesus, sob orientação do professor Dr. José Osman dos Santos e coorientação do professor Dr. Luiz Carlos Pereira Santos. Este estudo ocorreu no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Sergipe (ProfEPT/IFS). O objetivo deste material é fornecer a docentes e discentes dos cursos técnicos de Nível Médio do eixo Informação e Comunicação uma oportunidade para o desenvolvimento de atividades pedagógicas permeadas por uma visão sustentável sobre TI, contribuindo com a formação integral dos futuros técnicos através da educação ambiental e do entendimento das relações mútuas e histórico-críticas entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Haja vista o fato de o Guia estar disponível on-line, entende-se que sua proposta não é estanque mas aberta a reconstruções coletivas. Portanto, espera-se que este instrumento possa ser utilizado não apenas como uma mera reprodução das atividades por ele planejadas mas também como matéria-prima a partir da qual outras produções de mesma natureza sejam desenvolvidas. Ademais, considerada a baixa quantidade de ações didático pedagógicas relacionadas à dimensão formativa da TI Verde (JESUS, 2020), este Guia pretende servir de estímulo a professores e pesquisadores da Educação Profissional e Tecnológica que desejem inserir esta temática em suas atuações acadêmicas. |
Resumo (segunda língua): | This Didactic Guide is an educational product resulting from the research entitled "Green IT in Professional and Technological Education: a case study at the Federal Institute of Sergipe Campus Socorro", developed by Lucas Antonio Feitosa de Jesus, under the guidance of Professor Dr. José Osman dos Santos and co-supervision of Professor Dr. Luiz Carlos Pereira Santos. This study took place within the scope of the Professional Master in Professional and Technological Education of the Federal Institute of Sergipe (ProfEPT / IFS). The purpose of this material is to provide teachers and students of technical courses in the Middle Level of the Information and Communication axis an opportunity for the development of pedagogical activities permeated by a sustainable vision on IT, contributing to the integral training of future technicians through environmental education and understanding the mutual and historical-critical relationships between science, technology, society and the environment. In view of the fact that the Guide is available online, it is understood that its proposal is not watertight but open to collective reconstructions. Therefore, it is hoped that this instrument can be used not only as a mere reproduction of the activities planned by him but also as a raw material from which other productions of the same nature are developed. Furthermore, considering the low amount of pedagogical didactic actions related to the formative dimension of Green IT (JESUS, 2020), this Guide intends to serve as a stimulus for teachers and researchers in Professional and Technological Education who wish to insert this theme in their academic activities. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1336 |
ISBN: | 978-65-00-00867-8 |
Aparece nas coleções: | Produtos educacionais - Mestrado Profissional em Educação Profissional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GUIA DIDÁTICO PARA O ENSINO DE TI VERDE UMA PROPOSTA INTEGRADORA À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA.pdf | Produto | 35,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
LUCAS FEITOSA VERSÃO FINAL DISSERTAÇÃO PROFEPT.pdf | Dissertação | 3,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.