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Título: Estudo exploratório das taxas de evasão discente do CST em automação industrial do IFS/ Campus Lagarto
Título(s) alternativo(s): Exploratory study of the evaluation fees of the cst in industrial automation of IFS/Campus Lagarto
Autor(es): Santos, José Osman dos
Silva Júnior, José Espínola da
Pereira, Telma Amélia Santos
Schetine, Danyelle Cruz
Reis, Igor Adriano de Oliveira
Palavras-chave: Educação - Sergipe; Evasão escolar; Instituição pública; Instituto Federal de Sergipe; Automação industrial; Ensino superior; Education; School dropout; Industrial automation; Public institution; University education
Data do documento: Ago-2019
Editor: Universidade Tiradentes - UNIT
Citação: SANTOS, José Osman dos et al. Estudo exploratório das taxas de evasão discente do CST em automação industrial do IFS/ Campus Lagarto. Interfaces Científicas, Aracaju, v. 8, n.1, p. 23-34, Ago./Out., 2019
Resumo: Atualmente, é crescente a demanda por profissionais qualificados, sobretudo para ocupação de postos ligados às Engenharias. No Brasil, a oferta de tais profissionais constitui um gargalo que tem dificultado o crescimento econômico brasileiro. Assim, o governo brasileiro tem desenvolvido ações para expansão da educação tecnológica. Entretanto, vários estudos têm evidenciado que os índices de evasão no ensino superior são significativos e de causa multifatorial. Isto posto, é importante que sejam investigados os índices de evasão e a identificação dos fatores causadores da evasão no âmbito das diversas instituições e cursos. Dessa forma, esse artigo apresenta os números relativos às taxas de evasão discente a partir do Curso Superior de Tecnologia (CST) em Automação Industrial do IFS/ Campus Lagarto e identifica algumas motivações. Dessa forma, este trabalho contribui com indicadores para orientar políticas internas para redução das taxas.
Resumo (segunda língua): Actualmente, es creciente la demanda por profesionales calificados, sobre todo para la ocupación de puestos vinculados a las Ingenierías. En Brasil, la oferta de tales profesionales constituye un cuello de botella que ha dificultado el crecimiento económico brasileño. Así, el gobierno brasileño ha desarrollado acciones para la expansión de la educación tecnológica. Sin embargo, varios estudios han evidenciado que los índices de evasión en la enseñanza superior son significativos y de causa multifactorial. Esto puesto, es importante que se investiguen los índices de evasión y la identificación de los factores causantes de la evasión en el ámbito de las diversas instituciones y cursos. De esta forma, este artículo presenta los números relativos a las tasas de evasión discente a partir del Curso Superior de Tecnología (CST) en Automatización Industrial del IFS/Campus Lagarto e identifica algunas motivaciones. De esta forma, este trabajo contribuye con indicadores para orientar políticas internas para reducción de las tasas.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1361
ISSN: 2316-3828
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

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