Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1448
Título: | Práticas educativas de linguagem e inclusão: estudo de caso de um aluno com transtorno do espectro autista na Educação Profissional e Tecnológica |
Título(s) alternativo(s): | Educational practices of language and inclusion: a case study of a student with autism spectrum disorder in Professional and Technological Education |
Autor(es): | Souza, Evaneyde dos Santos Ferrete, Rodrigo Bozi |
Palavras-chave: | Educação; Educação inclusiva; Autismo; Transtorno do espectro autista; Ensino-aprendizagem; Jogo didático; Educational game; Autism spectrum disorder; Education; Autism; Teaching-learning; Inclusive education |
Data do documento: | 2020 |
Editor: | Editora do IFS |
Citação: | SOUZA, Evaneyde dos Santos; FERRETE, Rodrigo Bozi. Práticas educativas de linguagem e inclusão: estudo de caso de um aluno com transtorno do espectro autista na Educação Profissional e Tecnológica. 1. ed., Aracaju: Edifs, 2020 |
Resumo: | Este livro discute o tema da inclusão em três eixos principais que são: a inclusão educacional, na qual o foco está na aprendizagem do aluno juntamente com seus pares, na sala de aula; o Transtorno do Espectro Autista, onde são consideradas as características e particularidades comunicativas próprias do transtorno, mas sobretudo, as potencialidades do aluno do estudo para a aprendizagem e consequente desenvolvimento; e por fim, a importância de se pensar a prática educativa quando falamos em educação inclusiva. E neste eixo trouxemos a elaboração de um produto educacional baseado na teoria históricocultural de Vygotsky, que entende a construção do conhecimento de forma social. A elaboração e aplicação de um jogo, intitulado Imagem e Interação, foi imprescindível para o desenvolvimento da pesquisa, pois oportunizou vermos a teoria vivenciada na sala de aula e de discutir “o que é uma prática educativa inclusiva”? |
Resumo (segunda língua): | This book discusses the theme of inclusion in three main axes which are: inclusion education, in which the focus is on student learning with peers, classroom; Autistic Spectrum Disorder, where the characteristics and communicative peculiarities of the disorder, but above all, the potentialities the study student for learning and consequent development; and finally, the importance of thinking about educational practice when we talk about inclusive education. AND along this axis, we brought the elaboration of an educational product based on Vygotsky's historical-cultural theory, which understands the construction of knowledge in a social way. THE elaboration and application of a game, entitled Image and Interaction, was essential for the development of the research, because it made it possible to see the theory experienced in the class and to discuss “what is an inclusive educational practice”? |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1448 |
ISBN: | 978-65-87114-14-9 |
Aparece nas coleções: | Livro eletrônico (E-books) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Práticas educativas de linguagem e inclusão.pdf | 4,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.