Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1456
Título: Relações Institucionais Esperadas e Existentes na Disciplina Laboratório de Ensino de Matemática em um Curso de Graduação
Título(s) alternativo(s): Expected and Existing Institutional Relations in Math Teaching Laboratory in a Undergraduate Course
Autor(es): Fonseca, Laerte Silva da
Silva, Kleyfton Soares da
Palavras-chave: Educação; Análise institucional; Matemática; Ciências - Ensino; Formação do professor; Ensino-aprendizagem; Mathematics; Institutional analysis; Education; Teaching-learning; Science - teaching; Institutional analysis; Teacher training
Data do documento: Jul-2020
Editor: Universidade de São Paulo - USP
Pró-Reitoria de Graduação
Citação: FONSECA, Laerte Silva da; SILVA, Kleyfton Soares da. Relações institucionais esperadas e existentes na disciplina laboratório de ensino de Matemática em um curso de graduação. Rev. Grad. USP, São Paulo, v. 4, n.1, p. 57-70, jul. 2020
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma análise institucional, cujo objetivo foi validar a institucionalização dos conhecimentos prévios esperados das disciplinas pré-requisitos de Laboratório de Ensino de Matemática. A metodologia considerou uma análise institucional fundamentada na Teoria Antropológica do Didático (CHEVALLARD, 1992), que foi conduzida em seis fases, sob alguns princípios da Engenharia Didática Clássica (ARTIGUE, 1998). Como fio condutor dessa empreitada, buscou-se responder à seguinte questão: os conhecimentos desenvolvidos nas três disciplinas pré-requisitos de Laboratório de Ensino de Matemática estão disponíveis no repertório dos estudantes matriculados e funcionando como suporte para novos conhecimentos esperados pela disciplina em questão? Os resultados revelaram a inexistência dos conhecimentos prévios esperados como disponíveis nos alunos para o bom desempenho da disciplina em análise. Dessa forma, a pesquisa mostrou a importância de uma mudança emergente nos hábitos de ensinar e aprender noções relacionadas à formação de professores de matemática.
Resumo (segunda língua): This article presents the results of an institutional analysis whose objective was to validate the institutionalization of the previous knowledge expected from the prerequisite subjects of Mathematics Teaching Laboratory. The methodology considered an institutional analysis based on the Anthropological Theory of Didactics (CHEVALLARD, 1992), which was conducted in six steps, under some principles of Classical Didatic Engineering (ARTIGUE, 1998). As a guideline of this endeavor, the authors tried to answer the following question: is the knowledge developed in the three prerequisite subjects of Mathematics Teaching Laboratory available to students enrolled and functioning as support for new knowledge expected by the discipline in play? The results revealed that the previous knowledge expected as available in the students was not available for the good performance of the subject under analysis. In this way, the research revealed the importance of an emerging change in the habits of teaching and learning notions related to the mathematics teacher training.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1456
ISSN: 2525-376X
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relações Institucionais Esperadas e Existentes na Disciplina Laboratório de Ensino de Matemática.pdf399,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.