Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1456
Título: | Relações Institucionais Esperadas e Existentes na Disciplina Laboratório de Ensino de Matemática em um Curso de Graduação |
Título(s) alternativo(s): | Expected and Existing Institutional Relations in Math Teaching Laboratory in a Undergraduate Course |
Autor(es): | Fonseca, Laerte Silva da Silva, Kleyfton Soares da |
Palavras-chave: | Educação; Análise institucional; Matemática; Ciências - Ensino; Formação do professor; Ensino-aprendizagem; Mathematics; Institutional analysis; Education; Teaching-learning; Science - teaching; Institutional analysis; Teacher training |
Data do documento: | Jul-2020 |
Editor: | Universidade de São Paulo - USP Pró-Reitoria de Graduação |
Citação: | FONSECA, Laerte Silva da; SILVA, Kleyfton Soares da. Relações institucionais esperadas e existentes na disciplina laboratório de ensino de Matemática em um curso de graduação. Rev. Grad. USP, São Paulo, v. 4, n.1, p. 57-70, jul. 2020 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados de uma análise institucional, cujo objetivo foi validar a institucionalização dos conhecimentos prévios esperados das disciplinas pré-requisitos de Laboratório de Ensino de Matemática. A metodologia considerou uma análise institucional fundamentada na Teoria Antropológica do Didático (CHEVALLARD, 1992), que foi conduzida em seis fases, sob alguns princípios da Engenharia Didática Clássica (ARTIGUE, 1998). Como fio condutor dessa empreitada, buscou-se responder à seguinte questão: os conhecimentos desenvolvidos nas três disciplinas pré-requisitos de Laboratório de Ensino de Matemática estão disponíveis no repertório dos estudantes matriculados e funcionando como suporte para novos conhecimentos esperados pela disciplina em questão? Os resultados revelaram a inexistência dos conhecimentos prévios esperados como disponíveis nos alunos para o bom desempenho da disciplina em análise. Dessa forma, a pesquisa mostrou a importância de uma mudança emergente nos hábitos de ensinar e aprender noções relacionadas à formação de professores de matemática. |
Resumo (segunda língua): | This article presents the results of an institutional analysis whose objective was to validate the institutionalization of the previous knowledge expected from the prerequisite subjects of Mathematics Teaching Laboratory. The methodology considered an institutional analysis based on the Anthropological Theory of Didactics (CHEVALLARD, 1992), which was conducted in six steps, under some principles of Classical Didatic Engineering (ARTIGUE, 1998). As a guideline of this endeavor, the authors tried to answer the following question: is the knowledge developed in the three prerequisite subjects of Mathematics Teaching Laboratory available to students enrolled and functioning as support for new knowledge expected by the discipline in play? The results revealed that the previous knowledge expected as available in the students was not available for the good performance of the subject under analysis. In this way, the research revealed the importance of an emerging change in the habits of teaching and learning notions related to the mathematics teacher training. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1456 |
ISSN: | 2525-376X |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relações Institucionais Esperadas e Existentes na Disciplina Laboratório de Ensino de Matemática.pdf | 399,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.