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dc.contributor.advisorConceição, Rodolfo Santos da-
dc.date.accessioned2020-12-23T13:35:29Z-
dc.date.available2020-12-23T13:35:29Z-
dc.date.issued2020-11-26-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Daniele Kauctz. Retroanálise, inspeção e recuperação de pontes rodoviárias: estudo de caso – Ponte sobre o Rio das Pedras – Areia Branca/SE. 2020. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Bacharelado em Engenharia Civil) – Instituto Federal de Educação, Aracaju, 2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1472-
dc.description.abstractCom a ocorrência recente de desabamentos de pontes e viadutos, além de outros acidentes em estruturas pelo Brasil, a busca de uma maior vida útil e melhor gerenciamento de obras da construção civil se tornam cada vez mais necessárias. Assim, inspeções rotineiras se mostram como grandes aliadas da segurança pública e da durabilidade, permitindo a detecção precoce de problemas estruturais. Esse trabalho teve como objeto de estudo a Ponte sobre o Rio das Pedras, localizada na BR-235/SE, sendo realizada uma análise estrutural no software SAP2000. Realizou-se o levantamento da geometria da estrutura, cadastro das manifestações patológicas visíveis e ensaios não destrutivos de pacometria e esclerometria. Na análise estrutural, comparou-se a situação de projeto com a situação atual, verificando os carregamentos e coeficientes de segurança estabelecidos nas normas vigentes em cada período, encontrando-se diferenças de até 33,23% entre as tensões normais máximas. Considerou-se ainda um terceiro cenário, referente ao deslocamento vertical excessivo verificado em uma das vigas longarinas durante uma inspeção extraordinária, para o qual constatou-se ser o principal agente de diversas manifestações patológicas da ponte.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.publisherCampus Aracajupt_BR
dc.publisherDepartamento de Desenvolvimento de Ensinopt_BR
dc.publisherCoordenadoria de Engenharia Civilpt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectPontept_BR
dc.subjectAnálise estruturalpt_BR
dc.subjectInspeçãopt_BR
dc.subjectSegurançapt_BR
dc.subjectManifestação patológicapt_BR
dc.subjectRio das Pedraspt_BR
dc.subjectAreia Branca - SEpt_BR
dc.subjectInspectionen
dc.subjectBridgeen
dc.subjectPathological manifestationen
dc.subjectSafetyen
dc.subjectCivil engineeringen
dc.subjectStructural analysisen
dc.titleRetroanálise, inspeção e recuperação de pontes rodoviárias: estudo de caso – Ponte sobre o Rio das Pedras – Areia Branca/SE.pt_BR
dc.title.alternativeRetroanalysis, inspection and recovery of road bridges: case study - Bridge over the Rio das Pedras - Areia Branca / SE.en
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.audience.educationLevelGraduaçãopt_BR
dc.contributor.authorMonteiro, Daniele Kauctz-
dc.description.abstract2Due to recent occurrence of the collapse of bridges and viaducts, besides other accidents in structures throughout Brazil, the search for a longer life span and better management of civil construction works is becoming increasingly necessary. Thus, routine inspections prove to be great allies of public safety and durability, allowing early detection of structural problems. This work had as object of study the bridge over Rio das Pedras, located in BR-235/SE, performing a structural analysis in the SAP2000 software. The survey of the structure geometry, the registration of visible pathologies manifestations and non-destructive tests (pacometry and sclerometry) were carried out. In the structure analysis, the project situation was compared with the current situation, verifying the loading and factor of safety established in the standards valid in each period, finding a difference of up to 33.23% between the maximum normal stresses. It was considered a third case, related to the excessive displacement verified in one of the beam members during an extraordinary inspection, that was found to be the main agent of several pathological manifestations of the bridge.en
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