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dc.contributor.advisorCarvalho, Carlos Henrique de-
dc.date.accessioned2021-01-25T17:40:10Z-
dc.date.available2021-01-25T17:40:10Z-
dc.date.issued2020-12-04-
dc.identifier.citationSANDES, Nivaldo Ribeiro. Inspeção de pontilhão urbano em concreto armado segundo a NBR 9452:2019 – Inspeções de OAEs. 2020. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Bacharelado em Engenharia Civil) – Instituto Federal de Educação, Aracaju, 2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1482-
dc.description.abstractO envelhecimento das estruturas de concreto armado fez com que os profissionais da engenharia civil buscassem meios de avaliar o desempenho dessas estruturas ao longo do tempo. Nesse contexto surgiu este presente trabalho que tem como objetivo a realização de uma inspeção em um pontilhão urbano de concreto armado seguindo as recomendações da NBR 9452:2019. A inspeção foi desenvolvida seguindo toda a metodologia apresentada na referida Norma. Além disso foram sugeridos incrementos as inspeções por meio dos Ensaios Técnicos, como os Ensaios Não Destrutivos (ENDs) que permitiram colher informações sobre as propriedades remanescentes do concreto. Outros ensaios como o Ensaio de Presença de Cloretos e Ensaio de Profundidade de Carbonatação também foram fundamentais para analisar a estrutura quanto ao Estado Limite de Durabilidade (ELD). Após realização dos ensaios foi determinado um diagnóstico, apontando as principais manifestações patológicas, onde comprovou-se por meio da análise estrutural, das propriedades mecânicas remanescente do pontilhão e da agressividade ambiental que a estrutura necessitava de uma recuperação nos locais onde já apresentavam deterioração das armaduras de aço e concreto destacado. O diagnóstico permitiu ainda a classificação da estrutura quanto ao seu Grau de Risco, que de acordo com a NBR 9452:2019 foi classificada como boa, não necessitando de intervenções imediatas. Em face do diagnóstico foi possível determinar duas técnicas principais de recuperação estrutural, a Proteção Catódica e a Técnica Convencional. A utilização da Proteção Catódica se mostrou viável à estrutura, entretanto, em função da técnica convencional apresentar-se como uma técnica já bastante difundida no mercado local, a mesma foi a recomendada ao final da inspeção. Por fim, ainda foi possível estimara uma vida útil de 10 anos para a estrutura, ressalvando as manutenções periódicas em intervalos de 5 anos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.publisherCampus Aracajupt_BR
dc.publisherDepartamento de Desenvolvimento de Ensinopt_BR
dc.publisherCoordenadoria de Engenharia Civilpt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectEnsaios não destrutivos - ENDspt_BR
dc.subjectProteção catódicapt_BR
dc.subjectRiscopt_BR
dc.subjectTécnica de recuperaçãopt_BR
dc.subjectInspeçãopt_BR
dc.subjectConcreto armadopt_BR
dc.subjectCivil engineeringen
dc.subjectRisken
dc.subjectNon-destructive tests (ENDs)en
dc.subjectRecovery techniqueen
dc.subjectCathodic protectionen
dc.subjectReinforced concreteen
dc.subjectInspectionen
dc.subjectNBR 9452/2019pt_BR
dc.titleInspeção de pontilhão urbano em concreto armado segundo a NBR 9452:2019 – Inspeções de OAEspt_BR
dc.title.alternativeInspection of reinforced concrete urban bridges according to NBR 9452: 2019 - OAEs inspectionsen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.audience.educationLevelGraduaçãopt_BR
dc.contributor.authorSandes, Nivaldo Ribeiro-
dc.description.abstract2The aging of reinforced concrete structures has made civil engineering professionals look for ways to assess the performance of these structures over time. In this context, this present work arose that aims to carry out an inspection in an urban reinforced concrete bridge following the recommendations of NBR 9452: 2019. The inspection was carried out following the entire methodology presented in that Standard. In addition, inspections were suggested by means of Technical Tests, such as NonDestructive Tests (ENDs) that allowed the collection of information on the remaining properties of the concrete. Other tests such as the Chloride Presence Test and the Carbonation Depth Test were also fundamental to analyze the structure regarding the Limit of Durability State (ELD). After carrying out the tests, a diagnosis was determined, pointing out the main pathological manifestations, where it was proven through structural analysis, the mechanical properties remaining of the bridge and the environmental aggressiveness that the structure needed a recovery in the places where it already presented deterioration of the reinforcement steel and detached concrete. The diagnosis also allowed the classification of the structure according to its Degree of Risk, which according to NBR 9452: 2019 was classified as good, not requiring immediate interventions. In view of the diagnosis, it was possible to determine two main structural recovery techniques, Cathodic Protection and Conventional Technique. The use of Cathodic Protection proved to be viable to the structure, however, due to the conventional technique presenting itself as a technique already widespread in the local market, it was the one recommended at the end of the inspection. Finally, it was still possible to estimate a useful life of 10 years for the structure, except for periodic maintenance at intervals of 5 years.en
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