Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1491
Título: Proposta de programa de ajuste neurofuncional para a aprendizagem matemática
Título(s) alternativo(s): A proposal of neurofunctional adjustment program for mathematical learning
Propuesta de programa de ajuste neurofuncional para el aprendizaje matemático
Autor(es): Fonseca, Laerte Silva da
Silva, Kleyfton Soares da
Palavras-chave: Matemática; Educação; Trigonometria; Treinamento neurofuncional; Ensino-aprendizagem; Education; Mathematics; Trigonometry; Teaching-learning; Neurofunctional training
Data do documento: Mar-2019
Editor: Universidade Estadual Paulista – UNESP
Faculdade de Ciências e Tecnologia / UNESP
Citação: FONSECA, Laerte Silva da; SILVA, Kleyfton Soares da. Proposta de programa de ajuste neurofuncional para a aprendizagem matemática. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 30, n.1, p.75-91, Mar./Dez., 2019
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar o desempenho de estudantes do Ensino Médio Integrado de uma Instituição de Ensino Pública Federal quanto à aprendizagem de noções de trigonometria. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa de cunho experimental conduzida em três estágios: análise prévia, intervenção e avaliação. A fundamentação teórica compreendeu principalmente as noções de Níveis de Funcionamento do Conhecimento, que serviu para delinear as tarefas matemáticas, e os princípios neurocognitivos associados à emoção (motivação), atenção e memória para a organização do contexto das terefas. Considerou-se conceber e aplicar um conjunto de tarefas ecológicas, funcionais e didáticas – denominado programa de ajuste neurofuncional – para avaliar o desempenho dos estudantes em matemática, antes e após a intervenção. Foi possível concluir que houve aumento do desempenho dos estudantes quando as condições de aprendizagem valorizou princípios neuroeducativos relativos à emoção, atenção e memória, considerados durante a elaboração das tarefas.
Resumo (segunda língua): This work aimed to analyze the performance of Integrated High School students from a Federal Public Education Institution regarding the learning of trigonometry notions. It was a qualitative research of an experimental nature conducted in three stages: previous analysis, intervention and evaluation. The theoretical foundation was mainly understood as notions of Knowledge Functioning Levels, which served to outline the mathematical tasks, and the neurocognitive principles associated with emotion (motivation), attention and memory for the organization of the context of the tasks. Consider and apply a set of ecological tasks, results and didactics - called a neurofunctional configuration program - to assess students' performance in mathematics, before and after the intervention. It was possible to conclude that there was an increase in student performance when the learning conditions valued the neuroeducational principles in relation to emotion, attention and memory, considered during the preparation of tasks.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1491
ISSN: 2236- 0441
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Proposta de programa de ajuste neurofuncional para a aprendizagem matemática.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.