Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1491
Título: | Proposta de programa de ajuste neurofuncional para a aprendizagem matemática |
Título(s) alternativo(s): | A proposal of neurofunctional adjustment program for mathematical learning Propuesta de programa de ajuste neurofuncional para el aprendizaje matemático |
Autor(es): | Fonseca, Laerte Silva da Silva, Kleyfton Soares da |
Palavras-chave: | Matemática; Educação; Trigonometria; Treinamento neurofuncional; Ensino-aprendizagem; Education; Mathematics; Trigonometry; Teaching-learning; Neurofunctional training |
Data do documento: | Mar-2019 |
Editor: | Universidade Estadual Paulista – UNESP Faculdade de Ciências e Tecnologia / UNESP |
Citação: | FONSECA, Laerte Silva da; SILVA, Kleyfton Soares da. Proposta de programa de ajuste neurofuncional para a aprendizagem matemática. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 30, n.1, p.75-91, Mar./Dez., 2019 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo analisar o desempenho de estudantes do Ensino Médio Integrado de uma Instituição de Ensino Pública Federal quanto à aprendizagem de noções de trigonometria. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa de cunho experimental conduzida em três estágios: análise prévia, intervenção e avaliação. A fundamentação teórica compreendeu principalmente as noções de Níveis de Funcionamento do Conhecimento, que serviu para delinear as tarefas matemáticas, e os princípios neurocognitivos associados à emoção (motivação), atenção e memória para a organização do contexto das terefas. Considerou-se conceber e aplicar um conjunto de tarefas ecológicas, funcionais e didáticas – denominado programa de ajuste neurofuncional – para avaliar o desempenho dos estudantes em matemática, antes e após a intervenção. Foi possível concluir que houve aumento do desempenho dos estudantes quando as condições de aprendizagem valorizou princípios neuroeducativos relativos à emoção, atenção e memória, considerados durante a elaboração das tarefas. |
Resumo (segunda língua): | This work aimed to analyze the performance of Integrated High School students from a Federal Public Education Institution regarding the learning of trigonometry notions. It was a qualitative research of an experimental nature conducted in three stages: previous analysis, intervention and evaluation. The theoretical foundation was mainly understood as notions of Knowledge Functioning Levels, which served to outline the mathematical tasks, and the neurocognitive principles associated with emotion (motivation), attention and memory for the organization of the context of the tasks. Consider and apply a set of ecological tasks, results and didactics - called a neurofunctional configuration program - to assess students' performance in mathematics, before and after the intervention. It was possible to conclude that there was an increase in student performance when the learning conditions valued the neuroeducational principles in relation to emotion, attention and memory, considered during the preparation of tasks. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1491 |
ISSN: | 2236- 0441 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Proposta de programa de ajuste neurofuncional para a aprendizagem matemática.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.