Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1528
Título: | Nada mais é do que o conectivismo influenciando a metodologia ativa em um processo de intervenção pedagógica |
Título(s) alternativo(s): | Nothing but connectivism influencing the active methodology in a process of teaching intervention |
Autor(es): | Santos, Luiz Carlos Pereira Santos, Eline Alves Santana, Luzinete dos Santos |
Palavras-chave: | Educação; Ambiente de intervenção; Prática pedagógica; Ensino-aprendizagem; Metodologia ativa; Intervention environment; Education; Pedagogical practice; Teaching-learning; Active methodology |
Data do documento: | Mai-2019 |
Editor: | Universidade Católica de Santos - UNISANTOS Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SANTOS, Luiz Carlos Pereira; SANTOS, Eline Alves; SANTANA, Luzinete dos Santos. Nada mais é do que o conectivismo influenciando a metodologia ativa em um processo de intervenção pedagógica. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, v. 11, n. 24, p. 200-218, maio-ago. 2019 |
Resumo: | Neste estudo, procura-se um entendimento do verdadeiro uso da metodologia ativa em seu processo de intervenção pedagógica. Quanto ao procedimento bibliográfico, buscou-se um embate entre vários autores da academia na compreensão desta relação. Este documento provoca discursão na revisão de práticas tradicionais de ensino e dialoga em possibilidades de metodologias ativas na educação, abrindo um direcionamento para a aprendizagem baseada em problema. Destarte, esta pesquisa quer dialogar com diversos autores e entender se é possível aplicar conceitos de metodologia ativa como mediadora para uma intervenção pedagógica e com isso melhorar a aprendizagem na formação educacional do aluno. Os resultados são animadores e direcionam para este procedimento metodológico. |
Resumo (segunda língua): | This study aims to understand the real use of an active methodology in its process of teaching intervention. As for the bibliographic procedure, we contrasted several academic authors in order to understand this relationship. This document fosters the discussion on the review of traditional teaching practices and dialogues on possibilities of active methodologies in education, making way for problem-based learning. Thus, this research wants to dialogue with several authors and understand whether it is possible to apply concepts of active methodology as a mediator for a teaching intervention and improve learning in students’ education. The results are encouraging and point towards this methodological procedure. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1528 |
ISSN: | 2177-1626 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Nada mais é do que conectivismo influenciando a metodologia ativa em um processo de intervenção.pdf | 774,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.