Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1545
Título: | Avaliação da eficiência do ensino contextualizado de educação ambiental no colégio de aplicação da Universidade Federal de Sergipe |
Título(s) alternativo(s): | Evaluation of the efficiency of contextualized teaching of environmental education at the application college of the Federal University of Sergipe |
Autor(es): | Santos, Carlos Frederico Resende da Costa Cunha, Marcelo Machado Machado, Cristyano Ayres Foppel, Ernesto Frederico da Costa Faccioli, Gregório Guirado |
Palavras-chave: | Educação ambiental; Currículo Pedagógico; Ensino fundamental; Colégio de Aplicação; Instituição pública; Universidade Federal de Sergipe - UFS; Environmental education; Elementary school; Public institution; Pedagogical curriculum |
Data do documento: | 2018 |
Editor: | Grupo de Educação Ambiental da Internet – GEAI |
Citação: | SANTOS, Carlos Frederico Resende da Costa. et al. Avaliação da eficiência do ensino contextualizado de educação ambiental no colégio de aplicação da Universidade Federal de Sergipe. Educação Ambiental em Ação, v. 26, n. 63, p.1-11, mar./jun.,2018 |
Resumo: | A pesquisa teve como objetivo avaliar a eficiência do ensino contextualizado da educação ambiental, no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe, segundo as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais referentes ao Meio Ambiente, como também conhecer o perfil dos alunos dessa unidade de ensinono que tange o nível de conhecimento acerca da temática ambiental. Foram realizadas visitas in loco para análise do Projeto Político Pedagógico, coleta de dados na base de dados do Sistema de Gestão de Atividades Acadêmicas da Universidade e por meio dos dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Ficou constatada a ausência de um projeto de educação ambiental nos programas curriculares do ensino fundamental everificada a carência de trabalhos interdisciplinares nas disciplinas referentesà temáticameio ambiente. |
Resumo (segunda língua): | The objective of this research was to evaluate the effectiveness of the contextualized teaching of environmental education in the College of Application of the Federal University of Sergipe, according to the guidelines of the National Curricular Parameters related to the Environment, as well as to know the profile of the students of this unit in the level of knowledge about the environmental theme. On-site visits were carried out to analyze the Pedagogical Political Project, data collection in the database of the Academic Activities Management System of the University and through data from the National Institute of Studies and Educational Research Anísio Teixeira (INEP). It was verified the absence of an environmental education project in the curricular programs of elementary education and verified the lack of interdisciplinary works in the disciplines related to the environmental theme. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1545 |
ISSN: | 1678-0701 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Avaliação da eficiência do ensino contextualizado de educação ambiental no colégio de aplicação UFS.pdf | 15,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.