Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1613
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAndrade, Bruna da Costa-
dc.contributor.advisorFigueredo, Acácio Nascimento-
dc.date.accessioned2022-03-21T14:03:37Z-
dc.date.available2022-03-21T14:03:37Z-
dc.date.issued2021-02-09-
dc.identifier.citationFRAGA, Eloisa Passos. Análise das metodologias ativas no ensino de Física na modalidade EAD. 2021, 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura de Física) - Instituto Federal de Sergipe, Lagarto, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1613-
dc.description.abstractO trabalho aborda o uso das metodologias ativas na educação à distância, através de um mapeamento de documentos acadêmicos, por meio da plataforma digital Google Acadêmico. Baseado em uma revisão sistemática literária em língua portuguesa, englobando um tempo de dez anos (2010-2020), envolvendo como procedimento metodológico a metanálise. Tendo como principal justificativa as diversas publicações realizadas nos últimos anos, descrevendo quais as metodologias ativas mais usadas, assim como sua definição e suas aplicações no ensino de Física. Assim, a literatura especializada apresenta de forma positiva o uso das metodologias ativas no ensino de Física na modalidade EaD, porém não foi possível encontrar um grande número de trabalhos a serem analisados. Por meio dos materiais científicos já publicados, pode-se dizer que as metodologias ativas contribuem no processo de ensino aprendizagem dos cursos EaD e as mais utilizadas foram: sala de aula invertida e prática experimental, além dessas foram encontradas outras metodologias ativas sendo elas: STEAM, gamificação, metodologia Híbrida, aprendizagem baseada em projetos, ensino sob medida e instrução pelos colegas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.subjectEducação a distância - EADpt_BR
dc.subjectCiências - Ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectActive methodologyen
dc.subjectPhysicsen
dc.subjectEducationen
dc.subjectScience - teachingen
dc.subjectDistance educationen
dc.titleAnálise das metodologias ativas no ensino de Física na modalidade EADpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of active methodologies in the teaching of Physics in the EAD modalityen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.audience.educationLevelGraduaçãopt_BR
dc.contributor.authorFraga, Eloisa Passos-
dc.description.abstract2The work addresses the use of active methodologies in distance education, through a mapping of academic documents, through the digital platform Google Academic. Based on a systematic literary review in Portuguese, covering a period of ten years (2010-2020), involving meta-analysis as a methodological procedure. Having as main justification the several publications carried out in recent years, describing which active methodologies are most used, as well as their definition and their applications in the teaching of Physics. Thus, the specialized literature positively presents the use of active methodologies in the teaching of Physics in EaD modality, but it was not possible to find a large number of works to be analyzed. Through the scientific materials already published, it can be said that active methodologies contribute to the teaching-learning process of EaD courses and the most used were: inverted classroom and experimental practice, in addition to these, other active methodologies were found, namely: STEAM , gamification, Hybrid methodology, project-based learning, bespoke teaching and peer instruction.en
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-VERSÃO FINAL (4).pdf4,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.