Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1613
Título: | Análise das metodologias ativas no ensino de Física na modalidade EAD |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of active methodologies in the teaching of Physics in the EAD modality |
Autor(es): | Fraga, Eloisa Passos |
Orientador: | Andrade, Bruna da Costa Figueredo, Acácio Nascimento |
Palavras-chave: | Física; Metodologia ativa; Educação a distância - EAD; Ciências - Ensino; Educação; Active methodology; Physics; Education; Science - teaching; Distance education |
Data do documento: | 9-Fev-2021 |
Editor: | Instituto Federal de Sergipe - IFS |
Citação: | FRAGA, Eloisa Passos. Análise das metodologias ativas no ensino de Física na modalidade EAD. 2021, 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura de Física) - Instituto Federal de Sergipe, Lagarto, 2021 |
Resumo: | O trabalho aborda o uso das metodologias ativas na educação à distância, através de um mapeamento de documentos acadêmicos, por meio da plataforma digital Google Acadêmico. Baseado em uma revisão sistemática literária em língua portuguesa, englobando um tempo de dez anos (2010-2020), envolvendo como procedimento metodológico a metanálise. Tendo como principal justificativa as diversas publicações realizadas nos últimos anos, descrevendo quais as metodologias ativas mais usadas, assim como sua definição e suas aplicações no ensino de Física. Assim, a literatura especializada apresenta de forma positiva o uso das metodologias ativas no ensino de Física na modalidade EaD, porém não foi possível encontrar um grande número de trabalhos a serem analisados. Por meio dos materiais científicos já publicados, pode-se dizer que as metodologias ativas contribuem no processo de ensino aprendizagem dos cursos EaD e as mais utilizadas foram: sala de aula invertida e prática experimental, além dessas foram encontradas outras metodologias ativas sendo elas: STEAM, gamificação, metodologia Híbrida, aprendizagem baseada em projetos, ensino sob medida e instrução pelos colegas. |
Resumo (segunda língua): | The work addresses the use of active methodologies in distance education, through a mapping of academic documents, through the digital platform Google Academic. Based on a systematic literary review in Portuguese, covering a period of ten years (2010-2020), involving meta-analysis as a methodological procedure. Having as main justification the several publications carried out in recent years, describing which active methodologies are most used, as well as their definition and their applications in the teaching of Physics. Thus, the specialized literature positively presents the use of active methodologies in the teaching of Physics in EaD modality, but it was not possible to find a large number of works to be analyzed. Through the scientific materials already published, it can be said that active methodologies contribute to the teaching-learning process of EaD courses and the most used were: inverted classroom and experimental practice, in addition to these, other active methodologies were found, namely: STEAM , gamification, Hybrid methodology, project-based learning, bespoke teaching and peer instruction. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1613 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-VERSÃO FINAL (4).pdf | 4,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.