Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1617
Título: O uso do YouTube na Física: uma abordagem de conteúdos de Óptica
Título(s) alternativo(s): The Use of YouTube in Physics: An Approach to Optics Content
Autor(es): Souza, Daiane Pereira Santos
Orientador: Araújo, Michely Batista Santos
Palavras-chave: Física; Metodologia de ensino; YouTube; Tecnologia digital; Ciências - Ensino; Educação; Physics; Education; Science - teaching; Digital technology; Teaching methodology
Data do documento: 2-Dez-2020
Editor: Instituto Federal de Sergipe - IFS
Campus Lagarto
Coordenadoria do Curso de Licenciatura em Física
Citação: SOUZA, Daiane Pereira Santos. O uso do YouTube na Física: uma abordagem de conteúdos de Óptica. 2020. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura de Física) - Instituto Federal de Sergipe, Lagarto, 2020
Resumo: A utilização das Tecnologias de informação e comunicação (TICs) na educação tem sido tema gerador de muitos debates. A era digital causou tumulto no ambiente educacional, reinventando a escola, o ensino e a forma de aprender. A grande maioria já é realidade na sala de aula, apresentando a necessidade de haver familiarização delas com alunos e professores. A tecnologia YouTube atualmente é a maior plataforma de compartilhamento de vídeos e há alguns anos que tem sido utilizada para fins educacionais. Esse trabalho traz uma abordagem em torno dessa plataforma de compartilhamento digital como estudo, ambiente onde anda ocorrendo democratização de uma variedade de conteúdos e disponibilização de videoaulas. A pretensão aqui é de analisar a ferramenta, como auxiliar no processo de alfabetização científica, bem como discutir a respeito do uso da plataforma como uma ferramenta de divulgação de conteúdos científicos. Foi realizada uma análise em torno de videoaulas de óptica do canal Física com o maior número de inscritos, comentários de usuários e outras demais reações. Os resultados dessa investigação apontam o YouTube como uma ferramenta tecnológica útil para ter acesso a conteúdo de Física, a qual um público variado já tem conhecimento e consegue ter um bom relacionamento, além disso propôs a reflexão a favor da utilidade que as Tecnologias da Informação e Comunicação pode oferecer a educação.
Resumo (segunda língua): The use of Information and Communication Technologies (ICTs) in education has been the subject of many debates. The digital age caused turmoil in the educational environment, reinventing school, teaching and the way of learning. The vast majority is already a reality in the classroom, showing the need for them to be familiarized with students and teachers. YouTube technology is currently the largest video sharing platform and has been used for educational purposes for some years. This work brings an approach around this digital sharing platform as a study, an environment where the democratization of a variety of content and video classes are being made available. The intention here is to analyze the tool, as an aid in the scientific literacy process, as well as to discuss the use of the platform as a tool for disseminating scientific content. An analysis was carried out around the Physics channel optical video classes with the highest number of subscribers, user comments and other reactions. The results of this investigation point out YouTube as a useful technological tool to access Physics content, which a diverse audience already knows and manages to have a good relationship with. Communication can provide education.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1617
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - DAIANE P. S. SOUZA.pdf1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.