Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1619
Título: Uma estratégia didática para a memória institucional: conhecendo o IFS Campus São Cristóvão por intermédio da gamificação
Título(s) alternativo(s): A didactic strategy for institutional memory: getting to know the IFS Campus São Cristóvão through gamification
Autor(es): Santos, Maria Verônica Barbosa dos
Jesus, Lucas Antonio Feitosa de
Reis, Igor Adriano de Oliveira
Palavras-chave: Educação; Formação do professor; História da educação; Gamificação; Prática pedagógica; Memória; Gamification; Teacher training; Education; Pedagogical practice; Memory; History of education
Data do documento: Mar-2022
Editor: Editora Criação
Citação: SANTOS, Maria Verônica Barbosa dos; JESUS, Lucas Antonio Feitosa de; REIS, Igor Adriano de Oliveira. Uma estratégia didática para a memória institucional: conhecendo o IFS Campus São Cristóvão por intermédio da gamificação. In: SANTOS, Ane Luise Silva Mecenas; FERRONATO, Cristiano (org.). Tecendo fios e entrelaçando ideias: História, memória e educação. 1. ed. Aracaju, SE: Criação Editora, 2022. p. 391–416
Resumo: Nessa coletânea, a memória é tomada em dois sentidos: primeiro como escrita de professores e professoras que ficou para a posteridade, traduzida por meio de textos em defesa da educação a de práticas pedagógicas consideradas inovadoras veiculadas no Boletim do Professor, impresso destinado a professores da zona rural do Paraná no ano de 1946; o segundo sentido, trazido de dados obtidos de depoimentos orais de sete professoras que trabalharam na zona rural desse estado entre os anos de 1950 e 1960. O capítulo ora apresentado e que corresponde a um dos manuscritos da presente coletânea, discorre sobre a aplicação da gamificação como uma estratégia didática no processo de ensino e aprendizagem da história do Instituto Federal de Sergipe Campus São Cristóvão.
Resumo (segunda língua): In this collection, memory is taken in two ways: first, as a writing by teachers that remained for posterity, translated through texts in defense of education and pedagogical practices considered innovative, published in the Boletim do Professor, a print aimed at teachers of the rural area of ​​Paraná in 1946; the second meaning, brought from data obtained from oral testimonies of seven teachers who worked in the rural area of ​​that state between the years 1950 and 1960. The chapter presented here, which corresponds to one of the manuscripts of this collection, discusses the application of gamification as a didactic strategy in the teaching and learning process of the history of the Instituto Federal de Sergipe Campus São Cristóvão.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1619
ISBN: 978-85-60102-82-2
Aparece nas coleções:Livro, capítulo de livro - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TECENDO-FIOS_compressed-391-416 (1).pdf243,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.