Repositório Institucional
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https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1619
Título: | Uma estratégia didática para a memória institucional: conhecendo o IFS Campus São Cristóvão por intermédio da gamificação |
Título(s) alternativo(s): | A didactic strategy for institutional memory: getting to know the IFS Campus São Cristóvão through gamification |
Autor(es): | Santos, Maria Verônica Barbosa dos Jesus, Lucas Antonio Feitosa de Reis, Igor Adriano de Oliveira |
Palavras-chave: | Educação; Formação do professor; História da educação; Gamificação; Prática pedagógica; Memória; Gamification; Teacher training; Education; Pedagogical practice; Memory; History of education |
Data do documento: | Mar-2022 |
Editor: | Editora Criação |
Citação: | SANTOS, Maria Verônica Barbosa dos; JESUS, Lucas Antonio Feitosa de; REIS, Igor Adriano de Oliveira. Uma estratégia didática para a memória institucional: conhecendo o IFS Campus São Cristóvão por intermédio da gamificação. In: SANTOS, Ane Luise Silva Mecenas; FERRONATO, Cristiano (org.). Tecendo fios e entrelaçando ideias: História, memória e educação. 1. ed. Aracaju, SE: Criação Editora, 2022. p. 391–416 |
Resumo: | Nessa coletânea, a memória é tomada em dois sentidos: primeiro como escrita de professores e professoras que ficou para a posteridade, traduzida por meio de textos em defesa da educação a de práticas pedagógicas consideradas inovadoras veiculadas no Boletim do Professor, impresso destinado a professores da zona rural do Paraná no ano de 1946; o segundo sentido, trazido de dados obtidos de depoimentos orais de sete professoras que trabalharam na zona rural desse estado entre os anos de 1950 e 1960. O capítulo ora apresentado e que corresponde a um dos manuscritos da presente coletânea, discorre sobre a aplicação da gamificação como uma estratégia didática no processo de ensino e aprendizagem da história do Instituto Federal de Sergipe Campus São Cristóvão. |
Resumo (segunda língua): | In this collection, memory is taken in two ways: first, as a writing by teachers that remained for posterity, translated through texts in defense of education and pedagogical practices considered innovative, published in the Boletim do Professor, a print aimed at teachers of the rural area of Paraná in 1946; the second meaning, brought from data obtained from oral testimonies of seven teachers who worked in the rural area of that state between the years 1950 and 1960. The chapter presented here, which corresponds to one of the manuscripts of this collection, discusses the application of gamification as a didactic strategy in the teaching and learning process of the history of the Instituto Federal de Sergipe Campus São Cristóvão. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1619 |
ISBN: | 978-85-60102-82-2 |
Aparece nas coleções: | Livro, capítulo de livro - Ciências Humanas e Sociais |
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