Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1642
Título: O reflexo da educação popular no movimento de educação de bases em Sergipe (1958 - 1964)
Título(s) alternativo(s): The reflection of popular education in the foundations education movement in Sergipe (1958 - 1964)
Autor(es): Gomes, Bianca Sthephanny Martins
Figueredo, Acácio Nascimento
Ferronato, Cristiano
Palavras-chave: Alfabetização; Aprendizagem; Processo educacional; Historia da Educação; Learning; Educational process; Literate; History of Education; Educação; Education
Data do documento: Nov-2019
Editor: Universidade Tiradentes - UNIT
Citação: Gomes, Bianca Sthephanny Martins; Figueredo,Acácio Nascimento; Ferronato, Cristiano. O reflexo da educação popular no movimento de educação de bases em Sergipe (1958 – 1964). Aracaju, 2019. Anais... Semana de Pesquisa da Universidade Tiradentes, 21, Aracaju, 4-8 de nov., 2019
Resumo: Introdução: A Educação Popular é caracterizada por Figueredo (2014) como “um conjunto de elementos teóricos que fundamentam ações educativas, relacionadas entre si e ordenadas segundo princípios e experiências que, por sua vez, formam um todo ou uma unidade” (p. 19). Ou seja, são ações educativas voltadas para o ensino contextualizado e de fácil entendimento para os alunos. Através disso, os Movimentos Educacionais foram surgindo com o objetivo de alfabetizar e educar as camadas populares que não tiveram condições de concluírem seus estudos. Dessa forma, o Movimento de Educação de Bases (MEB) surgiu com o propósito de alfabetizar os adultos de áreas rurais que não tinham fácil acesso a educação. Fundado na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o MEB foi trazido por Dom José Vicente Távora em 1959 com o propósito de alfabetizar os adultos das áreas rurais que não tinham fácil acesso a população. Com o objetivo de transmitir as aulas, a Rádio Cultura foi fundada por Dom Távora sob a direção de Alencar Filho. Após a sua criação, a Rádio Cultura passou a desenvolver atividades em duas vertentes: a educacional (com o MEB) e a de atividades culturais (programas de música, teatro e novelas). Por vezes, essas duas vertentes se uniam, tornando as aulas mais lúdicas. As aulas tinham como base a metodologia de alfabetização desenvolvida por Paulo Freire, que consistia na politização e desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, e cartilhas contextualizadas eram utilizadas para facilitar a aprendizagem dos alunos. A principal cartilha era denominada “Viver é Lutar” e tinha como tema central a resistência dos sertanejos. Com o Golpe Militar de 1964, o MEB passou a ser considerado subversivo e foi encerrado pelos militares. Consequentemente, todos que trabalhavam na Rádio Cultura, inclusive Dom Távora, foram detidos, este último na Cúria de Aracaju. Com base no que foi exposto, este trabalho tem como objetivo apresentar o Movimento de Educação de Bases enfatizando sua importância na disseminação de conhecimento e no aumento da alfabetização de adultos do sertão sergipano. Infelizmente não foi possível encontrar a quantidade de alunos alfabetizados pelo programa. Metodologia: A metodologia empreendida foi a revisão bibliográfica, atrelada a visitas à Cúria Metropolitana e ao Instituto Histórico e Geográfico de Aracaju com o objetivo de realizar levantamentos das fontes documentais disponíveis em ambos. Conclusão: Dessa maneira, é possível concluir que o MEB produziu práticas socioeducativas voltadas à democratização dos processos educacionais em Sergipe e desenvolveram práticas educativas libertadoras às classes populares, ainda que nos limites do conservadorismo político e do populismo no Brasil. O Movimento de Educação de Bases e outros movimentos educacionais foram capazes de fortalecerem as relações e processos culturais de soberania nacional, valorizando as raízes culturais brasileiras, levando a música através dos cantadores populares, o folclore crítico e criando material crítico da literatura que valorizasse a memória desses movimentos.
Resumo (segunda língua): Introduction: Popular Education is characterized by Figueredo (2014) as “a set of theoretical elements that substantiate educative actions, related among it selves and ordered according to principals and experiences that create a unit or an all” (p. 19). In other words, popular education is educational actions focused on contextualized teaching and easy understanding to the students. Through this, the educational movements risen with the goal of literate and educate the people who had not had the chance to conclude their studies. Thus, the Movimento de Educação de Bases (MEB) was created aiming to literate adults of rural areas that did not have easy access to education in their youth. Created in Brazil’s National Bishops Conference (CNBB), MEB was brought by Dom José Vicente Távora in 1959 to literate adults. To transmit the classes, the Rádio Cultura was created by Dom Távora with the direction of Alencar Filho. After its creation, Rádio Cultura started to develop two different kinds of activity: educational (MEB) and cultural activities (music shows, soap opera and theater). Sometimes those two strands would unite, making classes more fun. The classes had Paulo Freire’s literate method that was characterized by the politicization and development of the critical thinking of the students and contextualized booklets were used to make students’ learning easier. The booklet was named “Viver é Lutar” (to Live is to Fight) and had as its main theme the resistance of the countryside people. In 1964 the Military Coup happened and MEB started to be considered subversive and was shut down by the militaries. Consequently, everyone involved with the MEB and that worked on Rádio Cultura were sent to prison, including Dom Távora, detained on Metropolitan Curia of Aracaju. Based on what was exposed, this paper aims to present the Movimento de Educação de Bases emphasizing its importance in the dissemination of knowledge and increasing adult literacy in Sergipe’s countryside. Unfortunately we could not find the precise number of students literate by the program. Methodology: The methodology used was the literature review, linked to visits to the Metropolitan Curia and the Historical and Geographic Institute of Aracaju with the objective of conducting surveys of documentary sources available in both. Conclusion: Thus, it can be concluded that the MEB produced socio-educational practices aimed at the democratization of educational processes in Sergipe and developed liberating educational practices for the popular classes, even within the limits of political conservatism and populism in Brazil. The Movimento de Educação de Bases and other educational movements were able to strengthen cultural relations and processes of national sovereignty, valuing Brazilian cultural roots, bringing music through popular singers, critical folklore and creating critical literature material that valued memory of these movements.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1642
ISSN: 1676-2584
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Hospedagem e Lazer

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O REFLEXO DA EDUCAÇÃO POPULAR NO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASES EM SERGIPE (1958 – 1964).pdf135,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.