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dc.contributor.otherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipept_BR
dc.date.accessioned2023-01-18T12:31:02Z-
dc.date.available2023-01-18T12:31:02Z-
dc.date.issued2022-11-23-
dc.identifier.citationJesus, Lucas Antonio Feitosa de. Educação Profissional e Tecnológica e Educação Ambiental: A TI Verde como possível mediadora de uma formação humana integral. Revista Conexão Amazônia, Rio Branco/AC, v. 3,edição especial, p. 67-89, 2022pt_BR
dc.identifier.issn2763-7921-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1674-
dc.description.abstractA Educação Profissional e Tecnológica (EPT) se constitui em um modelo de ensino voltado à construção de competências e habilidades técnico-científicas indispensáveis à inserção do aluno no mundo trabalho, objetivando tanto a qualificação social e profissional, como também a compreensão dos fundamentos da cultura geral integrados aos saberes técnicos. A formação humana integral, base da EPT, norteia os processos formativos emancipatórios que conduzem conteúdos pedagógicos, organizando-os a partir de sua utilidade social e conforme sua contribuição para a tomada de consciência. Dentre esses conteúdos, as vertentes da Educação Ambiental apresentam-se como relevantes na capacitação dos discentes não só para a atuação profissional, mas também para a cidadania. Dessas vertentes, a Tecnologia da Informação (TI) Verde mostra se como um complexo temático integrador capaz de fomentar um entendimento orgânico entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, propiciando ao aluno uma leitura ampliada da realidade. Sob esse ângulo, o presente artigo consiste em uma pesquisa básica de caráter exploratório, na qual os levantamentos bibliográfico e documental propõem uma discussão teórica sobre as aproximações epistemológicas e legais que respaldam a TI Verde como possibilidade para a formação humana integral. As considerações finais indicam os caminhos a serem seguidos para concretizar a convergência teórica descrita. Este artigo é parte do referencial teórico da dissertação intitulada “TI Verde na Educação Profissional e Tecnológica: um estudo de caso no Instituto Federal de Sergipe Campus Socorro” (JESUS, 2020b), concebida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Sergipe.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Conexão na Amazôniapt_BR
dc.relation.ispartofseries3;edição especial-
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.titleEducação profissional e tecnológica e educação ambiental: a TI verde como possível mediadora de uma formação humana integralpt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.audience.educationLevelmestradopt_BR
dc.contributor.authorJesus, Lucas Antonio Feitosa de-
dc.description.abstract2Professional and Technological Education is a teaching model aimed at building technical and scientific skills and abilities that are essential for the insertion of students in the work world, aiming at both social and professional qualification, as well as understanding the fundamentals of culture integrated with technical knowledge. Integral human formation, basis of this kind of teaching model, guides the emancipatory formative processes that conduct pedagogical content, organizing them based on their social utility and according to their contribution to awareness. Among these contents, the aspects of Environmental Education are relevant to the training of students not only for professional performance, but also for citizenship. From these aspects, Green Information Technology (Green IT) is shown as an integrating thematic complex capable of fostering an organic understanding between science, technology, society and the environment, providing the student with an expanded reading of reality. From this angle, the present article consists of a basic and a exploratory research, in which the bibliographic and documentary surveys propose a theoretical discussion about the epistemological and legal approaches that support the Green IT as a possibility for integral human formation. Final considerations indicate the paths to be followed to achieve the described theoretical convergence. This article is part of a master degree’s dissertation entitled “Green IT in Professional and Technological Education: a case study at the Instituto Federal de Sergipe Campus Socorro” (JESUS, 2020b), conceived in the Postgraduate Program in Professional and Technological Education (ProfEPT) from the Federal Institute of Sergipe.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

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