Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1731
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSousa, Pablo Gleydson de-
dc.contributor.otherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.date.accessioned2023-04-12T13:06:23Z-
dc.date.available2023-04-12T13:06:23Z-
dc.date.issued2023-01-09-
dc.identifier.citationSantos, João Marcus Souza Góes. Acessibilidade numa escola municipal de Aracaju/SE: Estudo de caso ante a NBR 9050:2020. 2023. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil)- Instituto Federal de Sergipe - IFS, Aracaju, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1731-
dc.description.abstractEssa monografia teve como temática a acessibilidade numa escola municipal de Aracaju/SE. Nela foi estabelecido o objetivo de executar análise in loco para identificar a satisfação de critérios de acessibilidade universal da edificação, cotejando o ambiente edificado com as diretrizes da NBR 9050:2020 Acessibilidade. Com esse fim, utilizou-se da metodologia de análise qualitativa da edificação, por meio de um levantamento de engenharia e da elaboração e aplicação de um checklist, sendo este semelhante ao empregado pelo Ministério da Educação, no manual de acessibilidade, e contendo as diretrizes preconizadas em norma. A partir dessa análise e dos resultados obtidos, verificou-se que a edificação apresentou divergências com a NBR 9050:2020 em todos os ambientes visitados, ou seja, entre esses, nenhum atendeu aos quesitos suscitados em norma.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.publisherDepartamento de Desenvolvimento de Ensinopt_BR
dc.publisherCoordenadora de Engenharia Civilpt_BR
dc.publisherBacharelado em Engenharia Civilpt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectNBR 9050:2020pt_BR
dc.subjectAccessibilityen
dc.subjectSchoolen
dc.subjectNBR 9050:2020pt_BR
dc.titleAcessibilidade numa escola municipal de Aracaju/SE: Estudo de caso ante a NBR 9050:2020pt_BR
dc.title.alternativeAccessibility in a municipal school in Aracaju/SE: Case study before NBR 9050:2020en
dc.typeFinal Paperen
dc.audience.educationLevelgraduacaopt_BR
dc.contributor.authorSantos, João Marcus Souza Góes-
dc.description.abstract2This essay discusses accessibility issues in a municipal school in Aracaju/SE. The established goal has been to perform a case study to identify the satisfaction of universal accessibility criteria of the building, comparing its environment with the guidelines of NBR 9050:2020 Accessibility. In such, the building was studied by qualitative analysis methodology, through an engineering survey in which a checklist about accessibility, similar to the accessibility manual used by the Ministry of Education (containing the guidelines recommended in the standard) was applied. Our survey detected that the building presented several divergences when compared with the NBR 9050:2020 in all visited ambients, so, no place of the building resemble the assumed criteria.en
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC 2 - João Marcus.docx (3).pdf6,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.