Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1748
Título: O podcast como elemento de suporte ao ensino presencial pós-pandemia: a experiência do curso integrado de Redes de Computadores – Campus Lagarto (IFS)
Título(s) alternativo(s): The podcast as a support element for face-to-face teaching after the pandemic: the experience of the integrated course in Computer Networks – Campus Lagarto (IFS)
Autor(es): Souza, Osmar da Silva
Orientador: Farias, Mario André de Freitas
Palavras-chave: Podcast; Autonomia; Coautoria; Recurso Educacional; Autonomy; Coauthorship; Educational Resource
Data do documento: 26-Ago-2022
Editor: Instituto Federal de Sergipe - IFS
Campus Aracaju
Programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT
Citação: Souza, Osmar da Silva. O podcast como elemento de suporte ao ensino presencial pós-pandemia: a experiência do curso integrado de Redes de Computadores – Campus Lagarto (IFS). 2022. 100 f. Mestrado em educação profissional e tecnológica (PRofEPT) - Instituto Federal de Sergipe - IFS, Aracaju, 2022.
Resumo: A pandemia do covid-19 provocou uma mudança estrutural no modo de se ensinar. Assim, o ambiente da sala de aula passou para a web, exigindo reformulação nas práticas pedagógicas e na maneira de ensinar e aprender. Porém, com as medidas de retorno ao ensino presencial, uma nova realidade escolar é desenhada na vida escolar e na formação de um ser humano integral. Deste modo, por meio da pesquisa-ação colaborativa, com 5 ciclos de atividades, com aplicação de questionários, com reunião de dados e análise e uma oficina de produção de podcast foi construído o canal de podcast “RedeCast”, com a participação dos estudantes do 2º ano do Ensino Médio Integrado em Redes de Computadores do IFS, Campus Lagarto. O desafio foi estimular a autonomia e coautoria dos estudantes no desenvolvimento de um canal de Podcast, que venha a contribuir ao conteúdo desenvolvido em aula. Ele foi disponibilizado para escuta dos estudantes do 1º ano do mesmo curso e campus, e consequente avaliação. Acredita-se que o podcast construído pelos alunos do 2º ano de Redes de Computadores do Campus Lagarto do IFS e avaliado pelos estudantes do 1º ano do mesmo curso e campus, atingiu o objetivo de demonstrar a possibilidade existente de se usar a mídia sonora como recurso educacional na EPT, em uma realidade de pós-pandemia do coronavírus.
Resumo (segunda língua): The covid-19 pandemic caused a structural change in the way of teaching. Thus, the classroom environment passed to the web, requiring reformulation in pedagogical practices and in the way of teaching and learning. But, with the measures of return to face-to-face teaching, a new school reality is designed in school life and in the formation of an integral human being. In this way, through collaborative action research, with 5 cycles of activities, with questionnaires, data gathering and analysis and a podcast production workshop was built the podcast channel "RedeCast" High School Integrated in Computer Networks of IFS, Campus Lagarto. The challenge was to stimulate the autonomy and co-authorship of students in the development of a Podcast channel, which will contribute to the content developed in class. It was made available for listening to 1st year students of the same course and campus, and consequent evaluation. It is believed that the podcast built by the 2nd year students of Computer Networks of the Campus Lagarto of IFS and evaluated by the 1st year students of the same course and campus, has reached the goal of demonstrating the existing possibility of using sound media as an educational resource in the EPT, in a post-pandemic reality of the coronavirus.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1748
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Educação Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Osmar.pdfDissertação5,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.