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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Carla Cristina Nascimento Santos-
dc.contributor.otherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.date.accessioned2023-04-26T18:18:56Z-
dc.date.available2023-04-26T18:18:56Z-
dc.date.issued2022-07-29-
dc.identifier.citationPrudente. Daniel Nascimento. Influência dos cimentos CP II 32 comercializados em Sergipe nas propiedades de concretos convencionais. 2022. 61 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil) - - Instituto Federal de Sergipe - IFS, Aracaju, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1751-
dc.description.abstractUtilizado em larga escala desde a antiguidade, o concretoconstitui o segundo produto mais consumido no mundo. Devido a toda essa importância, as pesquisas relacionadas ao seu principal aglomerante, o cimento, são sempre relevantes. Nesse cenário, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar o quanto cada marca de cimentoabordadainfluencia nas características do concreto, tanto em estado fresco quanto endurecido. Para isso, recorreu-se à dosagem utilizando o método do IPT/EPUSP e realizou-se a produção de nove tipos de concretos,envolvendo três tipos de traço (com m=4; m=5; e m=6,5) e as três marcas de cimento mais comercializadas em Sergipe(Poty, Nacional e Mizu),onde apenas as marcas de cimento e suas proporções foram variadas,permitindo que as diferenças de resultados fossem atribuídas ao cimento. Os concretos foram misturados manualmente e submetidos à ensaio de resistência àcompressão. Como resultado, percebeu-se que os cimentos das marcas Poty e Mizu produzem concretos mais parecidos em termos de trabalhabilidade, consistência e rugosidade, enquanto os da marca Nacional diferem. Já quando endurecidos, os concretos utilizando cimentoMizu apresentaram resistência àcompressão superior que as demais marcas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.publisherDepartamento de Desenvolvimento de Ensinopt_BR
dc.publisherCoordenadora de Engenharia Civilpt_BR
dc.publisherBacharelado em Engenharia Civilpt_BR
dc.subjectCimentopt_BR
dc.subjectMarcas comerciaispt_BR
dc.subjectPropriedades do concretopt_BR
dc.subjectCementpt_BR
dc.subjectCommercial brandspt_BR
dc.subjectConcrete propertiespt_BR
dc.titleInfluência dos cimentos CP II 32 comercializados em Sergipe nas propiedades de concretos convencionaispt_BR
dc.title.alternativeInfluence of CP II 32 cements sold in Sergipe on conventional concrete propertiespt_BR
dc.typeFinal Paperpt_BR
dc.audience.educationLevelgraduacaopt_BR
dc.contributor.authorPrudente, Daniel Nascimento-
dc.description.abstract2Largely used throughout history, the concrete consists as the second product consumed in the world. Due all this importance, the researches related to its main binderare always importantand meaningful. Within this background, the presentresearch aimed to evaluate how each cement brandaddressedinfluences the concrete characteristicsin its fresh and hardenedstates. For that, were resortingthe dosage using the IPT/EPUSP method,producing9 kinds of concrete mix ratio(m=4; m=5 and m=6,5) withthe three maincement brands sold in Sergipe(Poty, Nacional e Mizu), varying just the cement brands and their proportions, making possible that the results differences be granted to the cement. The concretes were mixed and submitted to compressive strength test. As the outcome, was noticed that the Poty and Mizu cement brands produced similar concretes in terms of workability, consistence and roughness, differently from Nacional ones which presented distinct results. For the hardened state, the concretes using the Mizu cement haveshowna compressive strength higher than the otherspt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Engenharia Civil

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