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https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/176
Título: | Bases metodológicas para a formação de profissionais em agroecologia no contexto do Instituto Federal de Sergipe |
Título(s) alternativo(s): | Methodological bases for the training of professionals in Agroecology in the context of the Federal Institute of Sergipe |
Autor(es): | Dalmora, Eliane Nascimento, Irinéia Rosa do |
Palavras-chave: | Ciências agrárias; Agroecologia; Metodologia da pesquisa; Pedagogia socioambiental; Educação ambiental; Educação agrícola; Formação profissional; Agrarian science; Research methodology; Professional qualification |
Data do documento: | Jun-2016 |
Editor: | Associação Brasileira de Agroecologia Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE Núcleo de Agroecologia e Campesinato Extensão Rural - UFRPE |
Resumo: | O ensino profissionalizante na área das Ciências Agrárias tradicionalmente não tinha preocupação com a formação de técnicos comprometidos com as questões ambientais e sociais. Como consequência, são muitos os desafios atuais para reestruturar a educação profissionalizante. Entre eles, está a postura dos educadores, que mantêm velhas concepções na sua prática pedagógica e na gestão dos setores de produção. Essa problemática também se acentua com a ausência de capacitação e compromisso dos educadores e técnicos, consubstanciada na ética ambiental e no exercício da cidadania planetária. Os desafios para uma educação com qualidade perpassam a estruturação dos espaços físicos, a gestão participativa e o engajamento dos educadores para concretizar as grades curriculares dos cursos visando integrar transversalmente a temática ambiental na formação profissional. A meta é constituir coletivos de educadores e educandos fortalecendo o Núcleo de Estudos em Agroecologia, visando constituir e consolidar ações permanentes de sustentabilidade no Instituto Federal de Sergipe (IFS) e gerar projetos integrados de ensino, pesquisa e extensão. |
Resumo (segunda língua): | Vocational education in the area of Agricultural Sciences traditionally had no concern for the training of technicians committed to environmental issues and social policies. As a consequence, there are many current challenges to restructuring education vocational training. Among them is the attitude of the educators, who maintain old conceptions in their pedagogical practice and in the management of the production sectors. That problematic is also accentuated by the lack of capacity building and commitment of educators and technicians, embodied in environmental ethics and the exercise of citizenship planetary The challenges to quality education are physical spaces, participatory management and the commitment of educators to curricula of courses aimed at integrating transversally the environmental theme in the professional qualification. The goal is to create collectives of educators and learners strengthening the Agroecology Studies Center, aiming to constitute and consolidate actions sustainable development at the Federal Institute of Sergipe (IFS) and generate projects education, research and extension. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/176 |
ISSN: | 2236-7934 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Agroecologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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